quarta-feira, 25 de julho de 2012

Percepções sobre navegação e hábitos de compra online ao redor do mundo

Britânicos, norte-americanos e alemães fazem compras online como terapia para superar o desânimo das segundas-feiras; brasileiros compram online durante o expediente de trabalho; para os franceses, comprar pela internet alivia a tensão de cuidar dos filhos

A Rakuten, terceira maior varejista online do mundo, divulgou dados  de compras e hábitos de navegação de suas unidades pelo mundo. Com base nos dados extraídos sobre tráfego e vendas através do marketplace global da Rakuten, esses conhecimentos proporcionam uma visão intrigante sobre como as diferenças locais moldam os hábitos de compra online dos consumidores em todo o mundo. Os resultados destacam como os consumidores encaixam o varejo online em sua rotina e até mesmo na vida profissional, a crescente popularidade das compras através do mobile commerce e como os consumidores avaliam a compra de itens de valores baixos e altos.

Os dados da Rakuten revelaram que terapia de compras online é o antídoto mais comum à “tristeza da volta ao trabalho”, com os Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha marcando seus picos de números de navegação às segundas-feiras.

Na França, onde os jovens vão às aulas apenas quatro dias na semana, os dados mostram que os picos de compra online se dão às quartas-feiras, quando os pais geralmente ficam em casa para cuidar de seus filhos.

No Brasil, onde a conexão de banda larga doméstica é relativamente baixa, compradores online são mais propensos a gastar quando estão no trabalho, de acordo com a Rakuten Brasil. No entanto, longe de se esquivar das responsabilidades do trabalho a fim de fazer compras, os brasileiros costumam comprar online no horário de almoço,  sendo que o pico da atividade se dá entre  as 12h e 14h.

Tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido, o horário de pico para navegação móvel ocorre pela manhã, sendo que no segundo país ocorre um pouco mais cedo que no primeiro. Talvez, esse fato se deva à maior utilização de transporte público por parte dos trabalhadores no Reino Unido, o que oferece maior oportunidade para navegação, que acontece entre as 7hs e 8hs.

Nos Estados Unidos, o pico da navegação pela manhã ocorre por volta das 10h. Por outro lado, na França os consumidores são propensos a usar algum dispositivo móvel para comprar entre as 18h e 19h.

Durante suas experiências de compras online e móvel, os consumidores estão, talvez sem surpresa, gastando mais tempo navegando em categorias que tendem a ter preço elevado. Os consumidores norte-americanos são muito mais cautelosos  quando escolhem computadores, eletrônicos, roupas e bolsas, quando uma média de 4.4 a 4.7 minutos são gastos para avaliar o produto antes de comprar.

Em comparação, os produtos de menor valor levam apenas 3 minutos para serem adquiridos. O tempo de decisão também indica que moda e literatura são itens que os britânicos compram por impulso, com o usuário comum gastando pouco mais de 40 segundos antes da compra de roupas e menos de um minuto em livros.

Em comparação, um produto como uma TV, tem tempo de decisão de compra de 2 minutos.  Uma característica interessante é evidente no Brasil, onde telefones celulares com valores altos costumam ter um baixo tempo de decisão de compra, sugerindo que os consumidores  já pesquisaram os produtos online e então farão uma compra com base unicamente no preço.

“O e-commerce é um fenômeno verdadeiramente global e os dados registrados em toda a nossa rede destacam a importância de compreender as diferenças locais e como elas devem moldar a abordagem de varejistas online. A Rakuten é um expoente em combinar visão global com toque local, e com esta abordagem os varejistas podem rapidamente atingir e atender novos mercados. Acreditamos que o modelo e filosofia da Rakuten apoia a expansão rápida e simples, e a percepção do consumidor está no  centro desta abordagem”, comentou Mark Kirschner, diretor de marketing global da Rakuten.

“Estes resultados demonstram como o e-commerce tornou-se parte do nosso cotidiano, fazendo com que o varejo seja mais penetrante do que jamais foi. Graças a dispositivos móveis, os consumidores no Reino Unido agora são capazes de fazer compras durante o seu trajeto, enquanto na França os pais podem agora encomendar compras online enquanto cuidam dos filhos, sem ter que arrastá-los para o supermercado. Os consumidores ainda fazem escolhas que requerem ponderação, levando mais tempo para decidir sobre itens mais caros, mas em certos casos, compradores experientes estão claramente fazendo a sua pesquisa antes de comprar, aproveitando o poder da internet e redes sociais para fazer escolhas bem informados ", afirmou Alessandro Gil, CMO da Rakuten Brasil.

Os dados de tendências de compras foram coletados nas empresas Play.com (Reino Unido), Buy.com (EUA), Rakuten Deutschland (Alemanha), Priceminister (França) e  Rakuten Brasil, todas pertencentes ao grupo Rakuten. Através de parcerias e aquisições, a Rakuten também opera na Indonésia, Rússia, Espanha e Canadá, bem como no Japão.

Para mais informações visite: www.rakuten.com.br

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