terça-feira, 31 de julho de 2012

Pesquisa retrata livro e a leitura no orçamento familiar e o que mudou em seis anos

Quanto a família brasileira gasta com livros? Comparado a gastos não essenciais, tais como telefonia celular, aquisição de CDs, DVDs e jogos eletrônicos, ou ainda a outras atividades de lazer, o livro é ou não um elemento que causa impacto à saúde financeira das famílias? Estas e outras perguntas estão respondidas na pesquisa “LOF - O Livro no Orçamento Familiar”, realizada por cinco entidades ligadas ao mercado do livro e que será divulgada durante a 22ª Convenção Nacional de Livrarias, que acontece nos dias 6,7 e 8 de agosto de 2012, em São Paulo/SP.

A Pesquisa LOF – O Livro no Orçamento Familiar baseia-se na Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (POF) – IBGE. O objetivo deste estudo é comparar a evolução das despesas (monetárias e não monetárias) das famílias brasileiras com Material de Leitura, entendido em sentido amplo, no período compreendido entre 2002-2003 e 2008-2009, com base nas duas últimas POFs.

“A partir da POF, podem-se analisar hábitos de compra e não hábitos de leitura, mas existe uma forte correlação entre estes dois eventos: aquisição e leitura. É verdade, porém, que nem todo leitor precisa obrigatoriamente adquirir (despesa monetária) ou ganhar (despesa não monetária) livros, revistas ou jornais para poder lê-los, mas estas são as formas principais de acesso ao material de leitura.¨, descreve o pesquisador da LOF, Kaizô Iwakami Beltrão.

Neste estudo, para fins de comparação, foram computados os gastos das famílias brasileiras não só com Material de Leitura, mas também com outros gastos não essenciais que competem com a leitura como opção de lazer e de alocação orçamentária. Foram considerados três outros grupos de despesas: grupo 1 - lazer dentro de casa, incluindo aparelhos, manutenção e compra ou aluguel de conteúdo (fitas, discos, CDs, softwares, jogos, etc) de televisão, som, vídeo, dvd, informática, jogos eletrônicos, etc; grupo 2 - Telefonia Celular (compra e manutenção de aparelhos, assinatura, cartões); e grupo 3 - Lazer fora de casa (excluindo idas a restaurantes e viagens). Como Material de Leitura foram considerados os itens de Jornais, Revistas, Fotocópias, Apostilas, Bibliotecas, Livros Religiosos, Livros não didáticos, Didáticos e Técnicos, assim como Dicionários.

Coletiva de imprensa: 

Dia 07 08 2012 (terça-feira) às 11h30

Onde: 22ª Convenção Nacional de Livrarias - no Hotel Holiday Inn/Sala Cedro — Rua Professor Milton Rodrigues,100 – Parque do Anhembi – São Paulo/SP

Quem encomendou a LOF 2009: Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AEL); Associação Nacional de Livrarias (ANL); Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL). Os presidentes das entidades estarão na Coletiva.

Quem apresenta: Prof. Kaizô Iwakami Beltrão, Ph D em Estatística pela Princeton University New Jersey, EUA em 1982; Mestre em Matemática Aplicada pelo IMPA/CNPq; Professor titular da EBAPE/FGV.

As áreas de trabalho incluem: estimativas demográficas em geral e mortalidade em particular, utilização de base de dados,  avaliação de políticas públicas E conta com a participação de Milena Duchiade, Diretora da ANL e da Livraria Leonardo da Vinci (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário