sexta-feira, 20 de julho de 2012

Programa de segurança da Suzano Papel e Celulose amplia conscientização do motorista

O programa de Segurança nas Estradas conseguiu reduzir em 14% o número de acidentes nas operações de distribuição e transferência de celulose e papel da Suzano Papel e Celulose na Bahia.
O projeto, iniciado no ano passado, abrange transportadores e motoristas e reúne as diretrizes de segurança e do Programa Acidente Zero em vigor em todas as Unidades Industriais e Florestais da companhia. Em 2012, o projeto chega à operação logística do Estado de São Paulo, o que significa mais 10 transportadores.
Com uma média mensal de 2,35 milhões de quilômetros percorridos, a Suzano traçou um plano minucioso de prevenção, assistência e investigação de acidentes rodoviários que englobam não só os veículos e profissionais da organização, como também as transportadoras terceirizadas que prestam serviço para a unidade de Mucuri, na Bahia.
“O nosso foco é garantir um comportamento seguro, reduzindo riscos e prevenindo acidentes e incidentes. A nossa meta é zerar os acidentes ao longo de todo o trajeto percorrido pelo motorista”, explica Gustavo Couto, diretor de Supply Chain & TI da Suzano Papel e Celulose, lembrando que o tráfego de produtos no estado da Bahia está concentrado na BR 101 - ES, que liga a unidade ao Portocel, principal ponto de escoamento de papel e celulose da empresa.
Cerca de 200 motoristas circulam diariamente para cumprir operações logísticas da companhia na Bahia (120 com frequência regular e os outros 30 profissionais com passagens eventuais).
O programa considera as regras realizadas a partir dos principais riscos identificados nos processos e no histórico de ocorrências nas unidades e as regidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Treinamentos, materiais impressos com orientações aos motoristas, eventos especiais, palestras e ações de monitoramento fazem parte da etapa de prevenção do programa, assim como regras comportamentais que orientam o profissional.
As diretrizes alertam desde a obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança, monitoramento do limite de velocidade, respeito ao período de descanso obrigatório durante as jornadas, até a conscientização por ingestão de álcool e drogas.
O não cumprimento das regras de segurança, envolvendo atitudes que sejam consideradas faltas graves ou atos faltosos, implica na adoção de medidas de responsabilização. Entre os termos é considerado o não cumprimento das regras prioritárias do Linha Mestra e/ou expor-se ou expor pessoas a situações de risco grave, e o ato faltoso, que corresponde ao não cumprimento de medidas de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente, que não estão listadas nas regras do Linha Mestra, mas também apresentam risco de acidentes ou incidentes ocupacionais.
O indicador utilizado para o programa é o Índice de Acidentes por quilômetros rodados e as causas são analisadas e separadas por local do acidente, empresa, tipo de contrato, acidente evitável ou inevitável, tipo de acidente (colisão, tombamento, adernamento de carga, etc), período ocorrido (diurno ou noturno), entre outros itens.
O registro de ocorrência permite que a Suzano tenha um histórico dos incidentes ou acidentes a fim de avaliar o grau e as causas das ocorrências e estabelecer planos de ação corretiva. Qualquer colaborador pode registrar a ocorrência e solicitar apoio da área de Segurança e Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário