sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mācron aumenta capacidade produtiva em 60% e alcança 1 bilhão de cartuchos anuais

Nos dias 5 e 6 de dezembro a Mācron Indústria Gráfica, de São Bernardo do Campo – uma das maiores fornecedoras de embalagens em papel cartão para a indústria farmacêutica no Brasil - recebeu cerca de 100 clientes e fornecedores no Open House “Mācron+Sustentável”. Na ocasião, o diretor de operações Fernando Salles Ferreira e o gerente de marketing e planejamento estratégico Felipe Salles Ferreira apresentaram as ações e resultados de 2012 e anunciaram metas para o próximo ano.
Os executivos falaram sobre os investimentos em capacitação de pessoas, automação de processos e novos equipamentos. Entre as aquisições estão as impressoras Speedmaster XL 75-6+L, Speedmaster CD 102-6+L e softwares da linha Prinect, da Heidelberg. As novas tecnologias contribuíram para um aumento de 60% na produtividade da gráfica, que iniciou 2012 com a capacidade de processar 631 milhões de cartuchos e alcançou a marca histórica de 1 bilhão de cartuchos anuais.
Segundo dados da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, o mercado brasileiro produz 50 mil toneladas de embalagens de papel cartão por mês, sendo que 2,4 mil toneladas são destinadas ao setor farmacêutico. Destas, 600 toneladas são processadas pela Mācron.
Com o incremento na produção, a empresa ganha forças para crescer em setores como o de cosmetologia e alimentação. “Hoje 90% da nossa capacidade está voltada para a indústria farmacêutica e este continuará sendo nosso principal mercado. A meta, porém, é aumentar a participação nos demais segmentos e estes devem passar a representar 25% de toda a produção até 2015”, afirmou Fernando.
Em 1º de março de 2013 a Mācron completa 65 anos, marcados por um crescimento sustentável cujo conceito está baseado em cinco pilares: eficiência, meio ambiente, qualidade, pessoas e rentabilidade. “Além das questões ambientais, o que garante a sustentabilidade em uma empresa é sua capacidade de eliminar o desperdício de tempo, recursos e mão de obra com a implantação de processos mais modernos e eficientes, o que chamamos de ‘lean manufacturing’, ou produção enxuta. Nisto está baseada nossa competitividade e rentabilidade”, explica Felipe.
Para obter este nível de eficiência a empresa mantém a política de renovar seus equipamentos a cada dois anos e compromete no máximo 85% da capacidade produtiva para que não haja gargalos que venham a prejudicar seu comprometimento e excelência no atendimento ao cliente. Além disso aposta fortemente na capacitação de toda a força de trabalho e em programas de controle de qualidade como o “Defeito Zero” e “EQT - Equipe Total Mācron”.
A Mācron foi reconhecida por seis vezes no Prêmio Sindusfarma, na categoria “Materiais de Embalagem - Cartuchos”, mostrando assim o grande foco no segmento farmacêutico.
Para Kleber Garcia, gerente de soluções para embalagens da Heidelberg do Brasil, a Mācron está entre as gráficas de embalagens mais modernas e eficientes do mundo. “As soluções que implantamos aqui foram adaptadas a partir das grandes benchmarks da Alemanha, EUA e Japão, e não deixam nada a desejar para estes países”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário