segunda-feira, 11 de março de 2013

Projeto em Salesópolis promove educação ambiental e fortalece Associação de Recicladores

A Suzano Papel e Celulose, a Prefeitura de Salesópolis e a Associação de Recicladores de Salesópolis (ARES) comemoram os resultados obtidos em 2012 com o Projeto Reciclar.
Além de estimular a coleta seletiva no município, foram realizadas palestras em três escolas estaduais sobre a importância da separação de resíduos, como os alunos e suas famílias podem colaborar com a diminuição de lixo nos aterros e a importância da preservação do meio ambiente e da inclusão social.
No ano passado, o Projeto Reciclar foi responsável pela Gincana Ambiental, competição que tinha por objetivo recolher latinhas de alumínio e garrafas PET nas escolas estaduais Rosa Maria, Eliziário e Olga Chakur.
As salas de aula de cada escola que mais arrecadaram os materiais para a ARES foram premiadas com um passeio à Usina Parque de Salesópolis, que abriga também o Museu da Energia da Fundação Energia e Saneamento. Ao todo, foram doados à Associação de Recicladores 100 quilos de latinhas de alumínios e 1,7 tonelada de garrafas PET. Cerca de 90 professores e dois mil alunos participaram da Gincana, sendo 220 jovens premiados com o passeio.
“O projeto tem uma função socioambiental muito importante, tendo em vista que busca, por meio de parcerias, fortalecer uma associação local, estimular a coleta seletiva e promover educação ambiental”, explica o Gerente Executivo de Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose, Alexandre Di Ciero.
O patrocínio da Suzano contemplou também a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes aos associados da ARES, a doação de cinco mil sacos de ráfia que foram distribuídos em 100% das residências da zona urbana, a distribuição de folhetos para uma campanha de conscientização porta-a-porta, a aquisição de um Ecoponto que será instalado no Bairro Nhá Luz e a articulação, junto a Fundação Orsa, para uma consultoria na área de gestão da Associação.
A Associação de Recicladores de Salesópolis é formada por cerca de 20 pessoas e coleta aproximadamente 30 toneladas de material por mês. Em janeiro de 2013, a Suzano passou a doar à associação todos os jornais e revistas coletados na sua unidade industrial de Suzano, na região metropolitana de São Paulo. Trimestralmente, serão aproximadamente 700 quilos de papeis.
Somado a esta parceria com a ARES, a empresa patrocina e apoia projetos de coleta seletiva nos municípios de Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo, também no interior de São Paulo, beneficiando mais de 300 pessoas direta e indiretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário