terça-feira, 29 de outubro de 2013

Do aço veio, ao aço voltará

O Centro Prolata de Reciclagem ocupa uma área de 500 m2 em São Paulo. A unidade é equipada com balança eletrônica e prensa hidráulica de alta capacidade; Adicionar legenda
   
Por Fábio Sabbag

Associação Prolata Reciclagem inaugura seu primeiro centro modelo em São Paulo, após investimento de R$ 1 milhão que fora dividido por 15* empresas ligadas à Associação Brasileira de Embalagem do Aço (Abeaço)     

No dia 29 de outubro, a Associação Prolata Reciclagem – instituição sem fins lucrativos que visa reciclar embalagens de aço pós-consumo -, apresentou o Centro Prolata de Reciclagem. A novidade conta com o apoio e parceria da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).

Com capacidade para receber e reciclar até 2 mil toneladas por mês, as embalagens são classificadas, prensadas e enviadas para as siderúrgicas que podem transformar o material em novas chapas metálicas. 

“É com grande alegria que abrimos a nossa primeira casa que visa atender, em todas as etapas, o sistema de logística reversa por meio de ações efetivas, investimentos e suportes técnico e operacional. A ideia da Prolata de Reciclagem é conscientizar a população sobre reciclagem de embalagens de aço pós-consumo, estimular a coleta e o descarte seletivo. Levaremos, com isso, responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida da embalagem. As latas de aço fazem parte do cotidiano dos brasileiros e embalam uma gama enorme de produtos. Toda lata de aço é 100% passível de reciclagem, proporcionando reciclagem infinita, pois é uma matéria-prima que não perde características, além de não sofrer qualquer tipo de contaminação durante o processo”, disse José Maria Granço, presidente da Associação Prolata.

Com isso, continua Granço, há redução no consumo de matéria-prima virgem, fato que remete também à sustentabilidade. “As siderúrgicas, por sua vez, economizam energia e outros custos até então inerentes ao processo. O programa, até o final de 2014, beneficiará 50 cooperativas que estão pulverizadas nas 12 cidades sede da Copa do Mundo no Brasil. Nos próximos 10 anos, queremos reciclar 60% das embalagens de aço, mas o real objetivo é alcançar 100%. Por isso, contamos com a colaboração de todos”, avisa Granço.

Como associada honorária, a Abeaço ajuda com sua experiência no desenvolvimento das atividades do Prolata. “O Prolata funciona como facilitador ao sistema de logística reversa convencional. Os consumidores podem levar as embalagens de aço pós-consumo direto para os centros ou para cooperativas e sucateiros parceiros do programa. Já o lojista precisa aderir ao programa via Associação para participar”, explica Thais Fagury, gerente executiva da Abeaço.

*Conheça as 15 empresas e informações completas da Associação Prolata por meio do site: http://www.prolata.com.br/membrosprolata.html   

Os consumidores ou cooperativas de catadores, hotéis, restaurantes, lojas, condomínios e clubes, ou qualquer outro interessado em levar latas de aço pós-consumo até o Prolata serão remunerados pelo material vendido. O preço de aquisição da sucata de aço será definido com base no valor geral de mercado vigente

Nenhum comentário:

Postar um comentário