quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Acontece no mercado...

Opção de mídia 



A CWBag, empresa que veicula anúncios em sacos de papel, acaba de chegar a Curitiba (PR) para oferecer esse serviço a empresas dos mais variados setores. Os sacos de pão são recicláveis e biodegradáveis e a tinta utilizada na impressão dos anúncios é elaborada à base de água, com autorização da Anvisa.
Além disso, o material distribuído de maneira gratuita a padarias já cadastradas é interessante para o estabelecimento, que deixa de ter o custo da compra de seus próprios sacos, e também para os clientes, que terão acesso a informações e promoções de maneira simples e prática.
A divulgação em sacos de pão traz grandes vantagens ao anunciante: o baixo custo por unidade; o acesso às casas das principais classes sociais; e a possibilidade de atingir pessoas de uma região específica, seja um bairro, um distrito ou uma cidade.
Ao lado desses benefícios, há ainda a questão da veiculação da marca em um material completamente sustentável. Tendo em vista a preocupação atual com o meio ambiente, empresas conscientes ganham cada vez mais espaço na escolha da população.

Banca oferece jornal impresso na hora



Uma banca de jornais e revistas instalada em Estocolmo, na Suécia, é a primeira do mundo a contar com um sistema de impressão sob demanda .
Parecido com as gráficas, o mecanismo digital permite que os clientes escolham suas publicações, paguem o preço estabelecido, e, em dois minutos, levem as impressões para casa. Batizada de Meganews, a banca foi recentemente inaugurada na capital sueca. São oferecidas as principais publicações internacionais, e o pagamento é feito por meio de cartões de crédito ou débito.
Além de diminuir o uso do papel nas gráficas, a medida também dá um fim ao encalhe (jornais e revistas que sobram nas bancas e precisam ser devolvidos à editora), eliminando um sério prejuízo para o mercado editorial.
Fora isso, o Meganews dispensa transporte, reduzindo também as emissões de carbono. “É necessário reduzir os gastos causados por apenas uma cópia. Boa parte dos custos para as editoras estão relacionados à distribuição destes materiais”, diz Stefan Melesko, especialista do Media Economics.
Depois de serem compiladas em formato digital pelas editoras, as publicações são enviadas ao Meganews, que reproduz os elementos gráficos (como imagens e cores) com qualidade parecida a de impressoras digitais convencionais. O sistema também permite que o material seja atualizado ou alterado pela editora.
*Fonte: Gabriel Felix - Redação CicloVivo (www.ciclovivo.com.br)

manroland conquista prêmio 



No dia 15 de agosto, o Sindigraf/DF e a Abigraf/DF realizaram o 14º Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim, no qual 28 categorias foram premiadas, entre elas a de Fornecedores Mais Citados na categoria Máquinas e Equipamentos de Impressão (Plana / Rotativa), cujo vencedor foi a manroland.
 O evento deste ano prestou homenagem ao inventor e gráfico alemão, Johannes Gutenberg (1398 - 1468), responsável pela invenção dos tipos móveis em metal, em 1439, aperfeiçoando a prensa tipográfica e possibilitando a mecanização do processo de reprodução gráfica.

Embalagens premium


Embalagens e materiais promocionais dos chocolates premium “Mendoá”, lançados recentemente no mercado, foram produzidos pela Mattavelli Gráfica e Editora com matérias-primas especiais atóxicas e inodoras aprovadas por órgãos nacionais e internacionais, como Cetea, FDA e Isega.
De roupagem sofisticada, assim como os chocolates, as embalagens foram produzidas em papel triplex 250g/m² com laminação fosca e detalhes em verniz UV com reserva e hot stamping ouro.
O verniz Opaque, criado e patenteado pela Mattavelli, é ecologicamente correto e biodegradável, proporciona o mesmo efeito da laminação fosca e custa até 50% menos. O papel almofada, aprovado por órgãos internacionais e nacionais de segurança alimentar, protege produtos delicados, preserva o sabor e impede a passagem de oleosidade e resíduos para a embalagem.

Fotobras recebe da Agfa o prêmio Valued Customer 2013 

A Fotobras recebeu recentemente das mãos de Cristhian Reinaudo, presidente mundial da Agfa, o prêmio Valued Customer 2013. O prêmio foi criado pela Agfa para distinguir seus melhores clientes mundialmente, sendo entregue um em cada continente.
A Fotobras foi a vencedora na America Latina. Os quesitos levados em consideração foram: parceria, lealdade, volume de compras, representatividade e, principalmente, competência da equipe.
A Fotobras é uma empresa brasileira fundada em 1974, com sede em São Paulo e filiais em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). É considerada atualmente como a maior distribuidora da Agfa na área gráfica e comunicação visual.

Radar apurado aos nichos


A Congraf patrocinou a primeira edição do Prêmio ABIHPEC-Beleza Brasil, realizada no dia 8 de setembro, na Sala São Paulo, em São Paulo. O evento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos tem apoio do Projeto Setorial Beautycare Brazil e é coordenado em parceria com a Apex-Brasil. 
A Congraf apoia o evento, pois acredita que iniciativas como essa estimulam o aperfeiçoamento e desenvolvimento do setor. “Sem dúvida, as premiações incentivam a indústria a buscar por contínuas melhorias em seus processos e desenvolvimentos no que diz respeito à sustentabilidade, inovação e qualidade”, afirma André Peres Victor, diretor comercial da Congraf.

Gráfica do Rio Grande do Sul possui a 1ª Heidelberg Speedmaster 52 (4 cores) com Prinect Easy Control da região

Há 22 anos, graças à visão empresarial dos irmãos Noschang, foi fundada a Gráfica Triangullo, na cidade Terra de Areia, no Rio Grande do Sul. Hoje, a gráfica está instalada num prédio próprio adquirido em 1997 com cerca de mil  metros quadrados, onde emprega 40 colaboradores.
A gráfica atua nos setores comercial, promocional e industrial, como ênfase no comercial devido ao perfil dos clientes da região. Recentemente, Roque e Eloi Noschang adquiriram a Speedmaster SM 52 quatro cores com um espectrofotômetro em linha Prinect Easy Control. O equipamento é pioneiro no Estado do Rio Grande do Sul.
“Optamos por essa máquina por se tratar de um equipamento dotado de uma tecnologia avançada e de fácil controle, como o próprio nome diz. O gerenciamento de cores, a rapidez graças aos softwares Prinect Signa Station, Prinect Pressroom Manager, Prinect Instant Gate e Prinect Color Assistant permitem que ela trabalhe integrada. O set up é rápido. Fazemos de 20 a 30 trocas diárias de trabalho e uma das vantagens que notamos é que ela satisfaz plenamente nas pequenas tiragens graças à sua total automação. A partir de 150 impressões vale mais a pena imprimir na SM do que na impressora digital”, diz Roque.
De acordo com a Heidelberg, após a implantação deste pacote (com o  espectrofotômetro em linha) é possível manter o gerenciamento de cores em todo o processo de pré-impressão e impressão. “O que já deu para notar é que a integração entre o CtP Suprasetter A75 com sistema interno e automático de furação de chapas Punch da Heidelberg com a SM 52-4 e os softwares Prinect SignaStation para montagem avançada e o Prinect Prepress Manager estão fazendo toda a diferença na qualidade e no ganho de tempo, restando ao impressor somente alimentar a máquina com o papel e sair imprimindo”, comemora Roque. 
Ainda de acordo com Roque, o equipamento aumentou a produção em 50%. “Outra detalhe é o consumo. A máquina precisa de 20 folhas para acertar a impressão e a chapa sai praticamente acertada do CtP”, argumenta Roque.

Internet estimula criatividade, mas afeta a escrita dos jovens, diz estudo

Internet, redes sociais e celulares conectados ajudam estudantes a melhorar a criatividade e a se expressarem melhor. Por outro lado, os jovens têm problemas na escrita, como a troca da linguagem formal pela informal, a cópia de textos publicados por outros autores e a dificuldade em ler e compreender textos longos ou complexos.
As conclusões fazem parte de um estudo divulgado pelo Centro Pew de Pesquisas de Internet. A pesquisa foi feita com 2.462 professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nos Estados Unidos, em Porto Rico e nas Ilhas Virgens.
Entre nove habilidades de escrita avaliadas, os estudantes tiveram melhor desempenho em estruturar raciocínios ao escrever textos e em considerar diferentes pontos de vista na hora de tratar de determinado assunto.
Dos professores entrevistados, 96% afirmam que as ferramentas digitais permitem aos estudantes compartilhar o que escrevem com um grupo maior e mais variado de pessoas, enquanto 79% também apontam o aumento da colaboração positiva entre os alunos. O aumento da exposição do trabalho incentiva os jovens a investirem mais tempo e atenção no que escrevem.

NY Times vende Boston Globe*

O New York Times Company vendeu sua unidade New England Media ao Fenway Sports Group, do empresário John W. Henry. O negócio deve valer cerca de US$ 70 milhões, em dinheiro, à massa corporativa do grupo dos Sulzberger, que havia adquirido os títulos por US$ 1,1 bilhão em 1993.
A semanal Newsweek também foi vendida à International Business Times Media (IBT), o valor não foi declarado. Desde 2010 a revista pertencia ao Daily Beast, portal do grupo IAC, que a comprou do Washington Post por simbólico US$ 1. Abalada por históricos problemas financeiros, a revista só circulava nos EUA em formato digital desde janeiro deste ano. Em maio o IAC anunciou sua venda.

Crescimento publicitário

O anuário “As Melhores da Dinheiro”, publicação anual da IstoÉ Dinheiro, da Editora Três, completa dez anos e bate recorde publicitário. “Tivemos excelente aumento no número de anúncios. Em relação à edição passada crescemos 38% e ficamos 15% acima do orçado para 2013”, diz Ana Diniz, diretora de publicidade da Editora Três. 
Na edição os leitores conferem as mil companhias que mais se destacaram no ano passado num ranking organizado pelas categorias gestão financeira, inovação e qualidade, responsabilidade social, recursos humanos e governança corporativa.

Zanatto realiza novo workshop em Curitiba


A Zanatto Soluções Gráficas realizou no dia 8 de agosto mais um evento focado no segmento gráfico. Desta vez, gráficos de todo o Paraná e também de Santa Catarina, totalizando quase 70 participantes, compareceram ao auditório da sede da Sipeg / Abigraf – PR, em Curitiba, para ouvir e conhecer mais sobre tendências do mercado para as aplicações de pré-impressão, impressão e acabamento.
Foram apresentadas tecnologias representadas pela Zanatto no Brasil, bem como das parceiras manroland e Furnax, que apoiaram a realização do evento.
No evento, foram ressaltados aspectos fundamentais para a competitividade das gráficas modernas, como qualidade total, produtividade e confiabilidade. “Ficamos impressionados com a quantidade de participantes e nível de interesse sobre os assuntos apresentados. Esse interesse foi ilustrado, inclusive, por clientes de Santa Catarina e do interior do Paraná”, comentou Adair Zanatto, presidente e proprietário da Zanatto Soluções Gráficas.

Falência



A atual situação da economia brasileira merece a atenção dos gestores e estrategistas das empresas. A economia se retrai e gera conjunturas desfavoráveis que afetam, de modo direto e indireto, a gerência de milhares de empresas, ameaçando a sua sobrevivência e sua gestão. É necessária muita atenção na hora de analisar a recuperação de uma empresa, e apenas especialistas em gestão de crise e planejamento podem avaliar exatamente quais os riscos possíveis a fim de mitigá-los.
A Artur Lopes & Associados, consultoria na recuperação e consolidação de negócios, pode ser considerada a empresa que salva outras empresas de crises. Segundo Artur Lopes, advogado e consultor de gerenciamento, é um novo nicho que estão crescendo no mercado, o de empresas focadas no plano de negócios e avaliação de riscos para a recuperação e consolidação de negócios. “Nosso principal objetivo é evitar a derrocada de empresas e seus negócios. No momento atual de instabilidade, é muito importante uma empresa poder nos identificar como o meio de conseguir a recuperação na hora que entra em crise”, diz Lopes.
Para o consultor, a vida das empresas é desafiada também por episódios circunstanciais, tais como “modificação de tendências de consumo, modernização dos produtos ou meios de produção, imobilização de recursos, ausência de capacidade gerencial e/ou má administração, ingresso de novos concorrentes no mercado, entre outros”. Muitos são os fatores que podem dar fim à tranquilidade financeira de uma companhia e a Artur Lopes & Assessoria atua no auge do problema.

Quando o caos já está instalado na empresa, é importante ter uma visão parcial do problema. Os especialistas da equipe permanecem então alocados na empresa em questão a fim de reorganizar o plano operacional, em todas as esferas – desde as áreas financeiras e econômicas até os recursos humanos. Com a correta interpretação dos problemas que deram origem à crise e dos que a sucederam, o processo produtivo é entendido como um todo e, se bem ajustado, permite modificações estruturais que vão consolidar os negócios e até ampliar seu potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário