sexta-feira, 21 de março de 2014

Abigraf vê com preocupação a entrada dos Correios no mercado de impressão de dados variáveis

No dia 20 de março, Fabio Arruda Mortara, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, esteve em Brasília para expressar, junto ao Ministério da Comunicação, a preocupação da indústria gráfica com a entrada dos Correios no mercado de impressão de dados variáveis.

Segundo informações veiculadas na mídia, até abril, a estatal deve concluir uma parceria com a Valid para a criação de uma terceira empresa prestadora de serviços de certificação digital, impressão descentralizada e emissão eletrônica de documentos, como boletos, faturas e extratos.

Caso seja aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a transação terá como alvo o atendimento a bancos, administradoras de cartões de crédito, concessionárias e outros grandes usuários de comunicação impressa com seus clientes.

O valor da transação continua desconhecido, mas sabe-se que os Correios teriam participação de 49% no novo negócio. “Esse modelo compete de modo direto com as gráficas e, ao verticalizar todo o processo produtivo e logístico, cria nítidas vantagens concorrenciais para a nova empresa, sem falar no ganho de escala, que vai gerar desequilíbrio e acirramento da concorrência no mercado gráfico, agravando as já severas condições que atravessamos”, alertou Mortara.


Da reunião, participaram Luciana Pontes e Franklin Furtado, respectivamente subsecretária de Serviços Postais e subsecretário adjunto, além dos empresários Jair Leite, presidente da Abigraf-PR, e Ricardo Minguez, diretor do Grupo Empresarial de Envelopes da Abigraf-SP.

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