quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Santas oportunidades


Evento conduzido pela HP, em Israel, mescla, de forma ímpar, a miríade real de produtos digitais e a atmosfera envolvente do Oriente Médio

Por Fábio Sabbag, editor da GRAPHPRINT, que viajou a convite da HP

Fazer uma viagem para qualquer lugar do mundo já instiga a buscar todas as informações que cercam o local escolhido. Desta vez, o destino da GRAPHPRINT foi a Terra Santa de 6 a 9 de julho em Telaviv. A convite da HP, viajamos para Israel com o objetivo de participar do Vip Tour, evento que visa demonstrar as reais aplicações e serviços do portfólio HP. Numa rápida opinião, podemos considerar que o resultado foi um saboroso exercício de amplitude de conhecimento cultural e gráfico, fundamentado na impressão digital e todas as portas de produção que se abrem por meio dos equipamentos Indigo.


“Nossa turma”, composta por empresários gráficos de diversas partes do mundo, pôde enfim conhecer as entranhas produtivas da HP que abriu sua fábrica em Kiryat Gat para mostrar a criação que preenche a atmosfera de produção. Nota-se entre os corredores o compromisso da HP com a responsabilidade ambiental: a fábrica foi considerada como o primeiro edifício industrial em Israel e a primeira de produtos da marca no mundo a atender as normas de Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).

Em sua sede em Israel, tivemos a sensação de que a HP tem o prazer de expor todas as plataformas já desenvolvidas, imprimindo nas paredes suas trajetórias e conquistas. Outro detalhe que chamou a atenção foi a preocupação do colaborador da HP Indigo com o que vem sendo criado e o que, por caminhos inexplorados, circunda o meio gráfico. 


Definitivamente, as pessoas que compõem o cenário produtivo da fábrica estão com seus radares direcionados às mídias e aos objetos que podem ser impressos ou até mesmo existentes na forma mais palpável possível. Eis então a impressão 3D também. 

Ao unir o Vip Tour a um país rico em cultura e belo por ordem suprema, a HP Indigo fez brilhar sua face contemporânea: a concentração de negócios da companhia não se baseia na venda do equipamento ou insumo e ponto final. É parte, sim, da relação com o empresário concretizar a venda dos modelos 10000, 20000 ou 30000, por exemplo, mas também cabe à empresa investigar os atalhos para a criação de demanda. Há ainda o caminho da agregação de softwares que conseguem, de forma pragmática, apresentar uma Tecnologia da Informação dentro da impressora sem a necessidade de pensar em detalhes que fogem, por vezes, ao conhecimento do profissional do meio. Como resultado, pensemos em uma máquina ativa na questão de softwares.   


Luca Cialone (foto), diretor-geral para a área de impressão digital gráfica HP Indigo e Inkjet:
“Trouxemos os clientes para conhecerem todas as tecnologias que a HP Indigo tem disponível e, com isso, abrir o mundo de oportunidade que temos condições de oferecer. Conseguimos mostrar o nível de investimento que a HP tem em sua fábrica para que todos entendam que a empresa está focada e pronta para investir nos negócios de impressão digital. Ao participar de um evento assim, nosso objetivo não é mostrar somente o hardware, mas também as reais aplicações e serviços que hoje diferenciam determinado provedor do seu concorrente. E, com certeza, Israel ajuda muito, pois tem charme cultural bastante importante. A viagem consegue estreitar relacionamentos.”

Coube então à anfitriã do evento a tarefa de semear seus pensamentos em prol do setor gráfico que, queira ou não, vai ter de assentar seu conhecimento no ambiente digital. Ou escrevendo, na impressão digital.  É justamente nisso que a HP Indigo aposta sua essência: a empresa tem bem definido que não se trata de uma questão de troca de tecnologia ou substituição da impressão analógica. O mundo da impressão digital tem condição produtiva para formar sua própria identidade, sem vislumbrar queda e muito menos quebra de outros meios.                                   


Para corroborar esse pensamento plural onde softwares e hardwares trabalham em sinergia e os insumos são produzidos dentro de casa, a HP levou seus convidados para desfrutar de passeios inesquecíveis e jantares com aromas que aguçaram todos os sentidos, além, claro, de visitar as gráficas israelenses que estão produzindo impressos diferenciados, como manda o novo figurino da demanda.      


De acordo com Luca Cialone, diretor-geral para a área de impressão digital gráfica HP Indigo e Inkjet, a empresa alcançou nesse primeiro semestre de seu ano fiscal crescimento de dois dígitos: “Era o esperado e estamos seguindo no Brasil uma tendência mundial de crescimento. Entendemos que ainda há muita oportunidade, como, por exemplo, no mercado de embalagens, onde a quantidade de páginas impressas digitais ainda representa muito pouco em relação à impressão convencional.”

Uma das equipes de convidadas, evento fora dividido por segmentos de atuação, desfruta de um passeio presenteado por mais um lindo dia de sol



Leia matéria completa na edição de agosto da Revista GRAPHPRINT 

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