segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Seminário da 3D Systems mostra a onipresença da impressão 3D

O Seminário de Tecnologias da 3D Systems Latin America reuniu mais de 400 pessoas em sua 12ª edição, realizada no dia 27 de agosto, no hotel Holiday Inn, em São Paulo.

O público conferiu os lançamentos e os principais produtos desenvolvidos pela 3D Systems. Os destaques são a Cube 3, terceira geração da impressora 3D;  a CubePro, impressora tridimensional de uso pessoal que permite trabalhos também com nylon; e o iSense, escâner óptico capaz de fazer com que iPads digitalizem qualquer objeto ou pessoa; a ProJet 1200, impressora voltada para trabalhos odontológicos e com joias; e a ProJet 4500, equipamento com  capacidade de fazer peças resistentes, fortes, flexíveis e coloridas, em material plástico acrílico, com a perfeita combinação entre beleza exterior e resistência interna.

A 3D Systems Latin America abriu o cronograma de palestras falando sobre os motivos para se ter uma impressora 3D. “Esse equipamento é um grande exemplo de economia de tempo e produtividade, que pode ser adequado às necessidades de pessoas dos mais diversos segmentos. Basta entender qual tecnologia se encaixa em determinada situação”, explica a Gerente Comercial da 3D Systems Latin America, Andreia Cavalli.

Na sequência, Carlos Lazzarin, Coordenador da equipe de Design do “Projeto Homem Virtual“, da USP, abordou os ganhos que a tecnologia traz à medicina ano após ano. “A impressão 3D é a tradução gráfica de um conjunto de informações especializadas para motivar o aprendizado e aumentar a interação entre professor e aluno. Nosso objetivo é juntar educação, informática e design 3D para agregar valor, para representar de forma extremamente real o que não podemos ver”.

Já no período da tarde, quem palestrou foi a designer de joias Eliania Rosetti, Diretora da Solução 3D. “As empresas lançam novidades a cada seis meses e as impressoras tridimensionais chegaram para agilizar esse processo e realizar trabalhos impossíveis de serem feitos manualmente. Antes, um protótipo de joias demorava 60 dias para ser feito e, hoje, isso é feito em até dois dias, com muito mais precisão e criatividade”, diz.

Representante da B2V, Bruno Barbato falou sobre a presença dos equipamentos 3D na arquitetura, em substituição às antigas maquetes. “As maquetes feitas à mão podem ter muitas imperfeições e demandam muito tempo. Já as peças impressas em três dimensões otimizam o atendimento ao cliente, pois custam menos e permitem, inclusive, que ambientes internos sejam estudados”.


Os outros três palestrantes do 12º Seminário de Tecnologias da 3D Systems foram Orlando Ruiz, Gerente Regional para América Latina da Unidade de Negócios de Softwares Geomagics, Alexandre Censi, Gerente Nacional de CimatronE & GibbsCAM, que mostraram os avanços dos softwares 3D; e o Diretor Comercial da Miniature 3D, André Edelstein, que falou sobre o crescimento dos quiosques que imprimem miniaturas de pessoas em shoppings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário