segunda-feira, 23 de maio de 2016

Nova edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil traça o perfil do comportamento leitor do brasileiro

Estudos do Instituto Pró-Livro (IPL) revelam que o hábito de leitura do brasileiro se intensificou nos últimos quatro anos


No dia 18 de maio, o Instituto Pró-Livro (IPL), com o apoio das entidades fundadoras –  Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) –, apresenta, em São Paulo, os resultados da Quarta Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, levantamento que, desde sua primeira edição, é considerado o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro em todas as regiões do país.

O período de coleta de dados desta edição da pesquisa ocorreu entre novembro e dezembro de 2015 e, para ampliar o estudo e facilitar a compreensão dos entrevistados, foram aperfeiçoadas novas perguntas e itens, como: a influência da leitura de livros sugeridos pela escola ou lidos por iniciativa própria e indicadores de utilização de bibliotecas, da internet e dos livros digitais. Também foi ampliada a análise de leituras em diferentes dispositivos.

Perfil da amostra

Com o intuito de alcançar os indicadores de leitura e delinear o comportamento dos mais de 5 mil entrevistados, o Ibope Inteligência, contratado pelo Instituto Pró-Livro, considerou a distribuição da população de mais de 5 anos de idade, alfabetizada e não alfabetizada, pelas cinco regiões brasileiras, baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios  (Pnad) para definir a amostra a ser estudada: Norte (8%), Centro-Oeste (8%), Nordeste (28%), Sudeste (42%) e Sul (14%) – sendo, deste total, 63% de cidades do interior, 24% de capitais e 13% relativos à região metropolitana. Segundo o padrão adotado desde a pesquisa de 2007, “é considerado “leitor” todo ‘aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses’.


Principais resultados

Atualmente, o Brasil é constituído por 56% de leitores – ou seja, 104,7 milhões de leitores*. Um crescimento de 6 pontos percentuais em relação à apuração de 2011, ano em que existiam 50%.


* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: População brasileira com 5 anos de idade ou mais – 2011 (178 milhões)/2015 (188 milhões) – Perfil do leitor: estimativa populacional.

A diferença entre o número de leitores do sexo feminino e do sexo masculino também sofreu alteração. Em 2011, 54% das mulheres entrevistadas eram consideradas leitoras. Em 2015, este número aumentou para 59%. A diferença no número de homens teve uma alteração ainda mais significante: o percentual pulou de 44% para 52%.

* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Amostra (5012) – Perfil do leitor e do não leitor.

De acordo com os dados desta Quarta Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo IPL, o brasileiro lê, em média, 2,54 livros, inteiros ou em parte, no periodo-referência de três meses anteriores à pesquisa, entre literatura, contos, romances, poesia, gibis, Bíblia, livros religiosos e livros didáticos. Deste total de 2,54 livros, cada leitor lê 1,06 livro inteiro e 1,47 em partes.

A pesquisa do IPL informa ainda que a diferença de gênero relacionada ao número de livros lidos nos últimos três meses também diminuiu em relação às edições anteriores da pesquisa. Em 2011, as mulheres liam 2,06 livros e os homens 1,63. Em 2015, o público feminino aumentou o número de livros lidos para 2,63 e o público masculino atingiu 2,44.

Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro, salienta que o estudo é um excelente propulsor para novas ações de fomento à leitura: “Este levantamento é fundamental para balizar novos programas e ações de incentivo à leitura, não só no aspecto quantitativo, como no qualitativo, tendo em conta que o livro é o alicerce da vida cultural do país, agente de transformação, fonte de conhecimento e prazer e incomparável instrumento para a construção da identidade de pessoas e nações”.

Outro dado relevante, que pode explicar a elevação nos indicadores de leitura, é o nível de escolaridade dos leitores brasileiros. O percentual de pessoas não alfabetizadas ou que não frequentaram escola formal caiu de 9%, em 2011, para 8%, em 2015. Em contrapartida, em 2011, o número de entrevistados que não estudavam era de 68% e, em 2015, passou para 73%. O percentual de estudantes em 2015 é de 27%. Os dados apresentados pelo IPL confirmam que, quanto maior o nível de escolaridade do respondente, menores são as proporções de motivação de leitura ligadas a “exigências escolares” ou “motivos religiosos” e maiores são as menções a “atualização cultural ou de conhecimento geral”.

Dentre os fatores que influenciam na escolha de um livro para a leitura, foram citados: tema ou assunto (30%), dicas de outras pessoas (11%) e o autor (12%). O “tema ou assunto” influencia mais a escolha dos adultos e daqueles com escolaridade mais elevada, atingindo 45% das menções entre os que têm Ensino Superior. Já a “capa” de um livro é o principal motivo de escolha na faixa etária entre 5 e 13 anos. Nas faixas etárias correspondentes aos ciclos da escolarização básica (Ensino Fundamental e Médio), as “dicas dos professores” são as de maior peso para aqueles que estão entre os 5 e os 10 anos de idade.
* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Leitores (2798) – Fatores que influenciam na leitura de um livro.

Por região do país

As regiões brasileiras, com exceção apenas do Nordeste, obtiveram, na última pesquisa, um aumento considerável no número de leitores. Na Terceira Edição da Pesquisa, em 2011, o Centro-Oeste liderava o número de leitores com 53%. Nesta última edição, o melhor percentual passou a ser o da região Sudeste, com 61%. A região Centro-Oeste caiu para a segunda posição, com 57%, e a região Norte ultrapassou a região Nordeste alcançando o terceiro lugar, com 53%.
* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Amostra (5012) – Perfil do leitor e do não leitor.

O primeiro lugar desta Quarta Edição no quesito número de livros lidos (inteiro ou em partes) por habitantes, nos últimos três meses, também foi para a região Sudeste, com 2,98 – índice que ultrapassa a média nacional de 2,54. O Centro-Oeste ficou em segundo lugar, com 2,52, seguido do Norte, com 2,44, do Nordeste, com 2,15, e do Sul, com 2,05. Em 2011, o Centro-Oeste apresentava 2,12, o Nordeste 2,00, o Sudeste 1,84, o Sul 1,68 e o Norte 1,51.
* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Amostra (5012) – Média de livros lidos nos últimos três meses: por região.

Sobre a metodologia da pesquisa

Para garantir a comparação com os resultados das edições anteriores e os indicadores de outros países da América Latina que seguem as orientações do Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (Cerlalc – Unesco), a metodologia adotada nesta edição se manteve igual às anteriores. Houve, porém, o aperfeiçoamento no instrumento de coleta de dados e nas perguntas do questionário.

Baixe a pesquisa na íntegra no <www.prolivro.org.br>.


* Segundo padrão adotado desde a pesquisa de 2007, é considerado “leitor” todo ‘aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário