sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Flamar Editora e Embalagens otimiza gerenciamento de produção com sistema de PCP da Ecalc Software

A Flamar Editora e Embalagens, sediada em Olinda (PE), vem construindo sua história não somente pelo pioneirismo em tecnologia de impressão, como também pelos investimentos assertivos em soluções que permitissem extrair o máximo de cada sistema em operação na gráfica.

“Temos o maior parque que gráfico do estado, uma área construída de 5 mil m2, incluindo uma offset oito cores com reversão e padrão folha inteira, trabalhamos com a mais avançada tecnologia de retícula e gravação de chapas e acabamento automatizado. Mas logo percebemos que, diante de toda essa tecnologia, precisaríamos de ferramentas que permitissem trabalhar com transparência e precisão em gestão”, explicou Márcio Ribeiro, sócio-proprietário da Flamar.

Em 1998, segundo Márcio, o volume de ordens de serviços e orçamentos extrapolou a capacidade operacional da gráfica, causando falhas. Foi quando aconteceu o primeiro investimento na automação de gestão através do sistema Easycalc, da Ecalc Software. “O Easycalc nos auxiliou bastante”, disse Márcio, que aponta os benefícios: “Obtivemos a descentralização dos cálculos orçamentários, ganhamos em velocidade. Além disso, aumentou o controle e a segurança das informações.”

“Quanto otimizamos o processo orçamentário, houve um desequilíbrio; uma área da empresa estava ok, mas a outra carecia de controle, que era justamente o setor financeiro e de pagamento e estoque”, explica. “Ao não ter as informações, como o volume de títulos ou a carteira de recebíveis, e até mesmo de pagamentos diários, não havia dúvidas da urgente necessidade para controlar e armazenar o que há de mais precioso numa empresa: as informações.”

Nesse cenário a Flamar realizou mais um investimento nos sistemas Ecalc: o Express para controle administrativo faturamento/financeiro, compras/estoque, e o Eplan para planejamento e controle da produção. Além de automatizar e tornar todo o processo de gestão mais transparente, por meio do conceito de PCP (Planejamento e Controle de Produção), a Flamar também permitiu otimizar e interligar informações e status de produção dentro e fora da gráfica.


“O sistema Eplan nos ajudou a colocar ordem na produção, desde os vendedores e diretores, que tinham suas próprias necessidades, até os impressores e gerentes, que queriam fazer sua sequência de atividades de forma pessoal, e não profissional”, destaca Márcio. “Isso nos trouxe a possibilidade de controlar desperdícios de tempo e matéria-prima, sem falar no pós-cálculo, que nos aponta de forma precisa qual o equipamento ou operador não está adequado ou adaptado ao nosso processo, ou até mesmo tipo de produto que nos dá mais resultados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário