segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Verdades e mitos sobre a verdadeira tecnologia Kodak das chapas sem processo – Por José Carlos Rodrigues, consultor técnico – Pré-Impressão e Impressão e especialista em aplicação de produtos offset da Zanatto Soluções Gráficas

É bem oportuno poder tratar desse tema exatamente nesta época atual. É comum, hoje em dia, escutarmos muito sobre sustentabilidade, ecologia, preservação do meio ambiente, etc.

Com isso, vemos a necessidade de conscientização e adequação de costumes e hábitos corriqueiros, e claro, isso inclui também costumes para a indústria gráfica. Estamos nos referindo à “verdadeira solução” que faz parte do nosso presente dia a dia, que são as chapas para impressão offset, as chapas digitais térmicas Kodak Sonora XP e Kodak Sonora News.

Portanto, vale considerarmos alguns pontos fundamentais, com o objetivo de fornecer informação e esclarecimentos e explicar as possíveis dúvidas que ainda pairam no mercado gráfico sobre esta tecnologia.

Quando citamos que as chapas Kodak Sonora, são verdadeiramente chapas sem processamento, evidencia-se pelo fato que realmente é necessário apenas gravá-las em um sistema de CtP térmico dentro das características citadas acima, e as mesmas estarão prontas para uso na impressão, sem precisar de nenhum processo adicional, que envolva produtos químicos como reveladores, reforçadores, regeneradores, gomas e afins, e principalmente a utilização da água.

Ainda, é valido lembrar que, a cada chapa processada, consome-se aproximadamente de 12 a 15 litros de água – isso quando processada corretamente.

Além disso, devido à tecnologia desenvolvida pela Kodak, referente à sua camada (emulsão), esta se diferencia pelo fato da sua formulação consistir 98% de goma arábica, e apenas 2% de termo-polímeros.

Conforme já citado, este é o diferencial tecnológico que permite e possibilita, quando já na impressora, que a limpeza ou desprendimento da camada ocorra nas suas áreas de contra grafismo, que não foram afetadas pelo laser. Este conceito torna o processo totalmente físico, mecânico, não havendo nenhuma interferência química, inclusive com o sistema de molha da impressora.

Importante Observação: não existe necessidade de nenhum produto auxiliar para os sistemas de molha, aditivos de solução de fonte, ou restrição a marcas de soluções de fonte. Também referente à tecnologia dos sistemas de molhagem, não há nenhuma restrição quanto aos diversos tipos que existem; sejam eles convencionais, a álcool ou de rotativas. Não é a água ou solução da máquina que arranca ou reage com a camada não sensibilizada.
O que ocorre então? No início, citamos que a camada da chapa consiste em 98% de sua confecção de goma arábica; no momento em que o sistema de molha da impressora (rolos de molha) encosta na superfície da chapa, acontece um amolecimento dessa goma, (áreas de não grafismo, áreas que não houve ação do laser) deixando-a em condição de ser removida. Para que o processo ocorra, é necessário que tenhamos uma substancia pegajosa, grudenta para interagir com essa goma amolecida. É aí que entra a função da tinta de impressão, por ela ser pastosa, e que tem por característica o que chamamos de “tack” da tinta.

Esse contato inicial da tinta com a camada já amolecida, através dos rolos do tinteiro da impressora, faz iniciar o processo de arrancar a parte amolecida da camada, transferindo-a diretamente para a própria chapa em suas áreas de grafismo (imagem), consequentemente para a blanqueta e finalmente para o papel.

Após aproximadamente cinco giros dos cilindros, podemos constatar a eficiência do processo, mas, até como uma margem de segurança, é recomendado passar 20 folhas de papel, etapa na qual teremos a chapa e os rolos entintadores totalmente limpos e livres da camada arrancada.


Dessa forma, esperamos que estas considerações sirvam de experiência positiva aos usuários da “verdadeira solução” sem processo das chapas Kodak Sonora. O intuito é para obter um desempenho ideal através de diretrizes recomendadas e melhores práticas nos procedimentos operacionais, e certamente, tendo a opção correta em ecologia e economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário