quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Evonik desenvolve material plástico flexível para impressão 3D


De acordo com a empresa, as peças impressas em 3D, feitas a partir do novo pó PEBA, apresentam alto grau de flexibilidade, excelente resistência a produtos químicos e edurabilidade em uma faixa de temperaturas de -40°C a 90°C. O pó também é idealmente adequado para a fabricação de peças plásticas funcionais 3D de alta tecnologia – para protótipos e produtos em série. “Os materiais poliméricos flexíveis expandem de modo considerável as opções de fabricação de aditivos porque permitem realizar aplicações novas e exigentes em mercados atraentes”, diz Fabian Stoever, gerente de produtos sênior para polímeros na empresa alemã EOS.

“Além disso, a variedade de materiais não só nos permite produzir componentes funcionais individuais de alta tecnologia, como também desenvolver conceitos 3D muito mais sofisticados que fazem uso da faixa completa de materiais’, completa Stoever. 

O novo material de PEBA da Evonik é adequado para uma variedade de tecnologias 3D em pó, como, por exemplo, sinterização por laser (LS), sinterização de alta velocidade (HSS) ou jato de resina (binder jetting). 

O pó sintético flexível foi otimizado para uso em sistemas de sinterização por laser da EOS como parte de uma ampla cooperação de desenvolvimento entre a empresa de especialidades químicas e o maior provedor de tecnologia para impressão 3D industrial de metais e polímeros. O produto foi incluído com sucesso nos portfólios de materiais de múltiplos provedores de serviços. A EOS comercializa o material em pó com o nome de "PrimePart ST".

“Produtos novos inovadores que são desenvolvidos em projetos sob medida em estreita cooperação com os nossos clientes constituem um pilar importante em nosso crescimento orgânico”, observa Thomas Große-Puppendahl, responsável pela linha de produtos Engineered Products na Evonik. 

O desenvolvimento de um pó flexível de alta performance expande o atual portfólio de materiais sintéticos para impressão 3D da Evonik. A empresa de especialidades químicas é líder mundial na produção de pós de poliamida 12 (PA 12), usados na impressão 3D já faz mais de 20 anos. A Evonik produz os materiais em pó em seu maior site global, o Parque Químico de Marl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário