segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ibope analisa as transformações vividas pela sociedade brasileira nos últimos 70 anos

​​Em 1942, enquanto o mundo estava em guerra, o Brasil ainda era um país esparsamente povoado, com 5 habitantes por quilômetro quadrado, totalizando cerca de 41 milhões de brasileiros que viviam, em sua maioria (69%), na zona rural.
Hoje estamos 5 vezes mais “apertados” e também mais urbanizados:  85%, ou aproximadamente 160 milhões de pessoas, vivem nas cidades do País.
As famílias brasileiras também mudaram. Em1940, uma mulher entre 15 e 49 anos teria, em média, mais de 6 filhos, mas a possibilidade de perder um bebê antes do primeiro aniversário era também muito grande.
Do total das crianças, 15% não superavam o primeiro ano de vida. Em 2000, o número de crianças por família havia caído para 2,4 e apenas 2% morreram antes de completar um ano de vida.
Esses e outros dados estão em um estudo produzido pelo IBOPE em comemoração por seus 70 anos e apresentado durante a abertura da exposição Opinião – O que o Brasil acha do Brasil, organizada também para celebrar o aniversário da empresa.
“Olhar para trás nos ajuda a entender de onde viemos, valorizar as gerações que nos precederam, orgulhar-nos das conquistas e aprender com os equívocos”, avalia Ana Lúcia Lima, diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro.
Nos últimos 70 anos, a expectativa de vida do brasileiro também aumentou substancialmente. De 43 anos, na década de 40, passou para 75, em 2012.
Além disso, em 1940, mais da metade dos brasileiros (53%) tinha menos de 19 anos. Hoje essa proporção não chega a 33%.
Em relação à educação da população, mais da metade (57%%) dos brasileiros, cerca de 16 milhões de pessoas, eram analfabetos na década de 40.
Atualmente pouco mais de 10% da população não sabe ler ou escrever. “Vale notar, no entanto, que de acordo com o Índice de Alfabetismo Funcional (Inaf), dentre as pessoas de 15 a 64 anos, apenas 25% dominam de maneira plena as habilidades de leitura, escrita e matemática demandadas cotidianamente em uma sociedade letrada”, destaca a executiva.
Mais dados sobre as transformações da sociedade brasileira estão disponíveis na exposição “Opinião – O que o Brasil acha do Brasil”, patrocinada pelo Ibope, aberta ao publico a partir do dia 25 de outubro no museu Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário