sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Os projetos vencedores do 3º Prêmio Abigraf de Sustentabilidade

No dia 26 de outubro, no Espaço das Américas, em São Paulo, aconteceu a entrega do 3º Prêmio Abigraf de Sustentabilidade, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e coordenado pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG).

Criado para valorizar ações em sintonia com o tripé de sustentabilidade econômica, social e ambiental na cadeia produtiva da indústria gráfica, a premiação contemplou projetos em três categorias: pequenas e microempresas (até 49 funcionários); médias empresas (de 50 a 249 funcionários) e grandes empresas (acima de 250 funcionários). Confira os vencedores.

Plural Indústria Gráfica

Foi a campeã no grupo das grandes empresas com o projeto Print School – Escola Gráfica, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Santana do Parnaíba (SP), onde a Plural está instalada.
Fundada em 2009, a Print School oferece capacitação técnica de nível básico e educação ambiental. Já capacitou 114 jovens da região, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho.
Um dos saldos positivos do projeto pode ser conferido na própria Plural. Antes da implantação da Print School, apenas 3% de seus colaboradores eram moradores locais – hoje, essa participação saltou para 13%.

Krim Bureau Brasil

Vencedora na categoria Médias Empresas com o projeto Recicle-se. Recicle tudo!, iniciado em 2009, a ação foi criada para promover a destinação correta pós-uso de toneladas de lonas de PVC, MDF e tubetes utilizados em banners e faixas pelos clientes da empresa, que atua em Porto Alegre (RS).
Esse material retorna agora à cadeia produtiva, transformado em brindes e itens de moda e decoração, gerando renda para artesãos e costureiras locais e presidiárias em regime semiaberto ou fechado.
Também os colaboradores da gráfica são estimulados a participar, criando produtos inovadores para garantir a destinação responsável dos resíduos gerados pela empresa. 

Artes Gráficas Coppola


A paulistana Coppola foi campeã entre as pequenas e microempresas com a criação do Selo Coppolla Compromisso com o Meio Ambiente, que, desde 2010, combina diferentes frentes de ações e atesta a adoção de maquinários, processos e matérias-primas sustentáveis na produção. O saldo é a geração de uma cultura de responsabilidade econômica, social e ambiental entre colaboradores e clientes. Para fechar o leque, a empresa colabora com a Associação Comunitária Monte Azul, por meio de doação de livros didáticos e de materiais de divulgação da entidade, que beneficia mais de cinco mil famílias da periferia de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário