quarta-feira, 18 de maio de 2016

Klabin e Childhood realizam formação para representantes de órgãos de defesa da criança e do adolescente

A Klabin, em parceria com a Childhood Brasil, finalizou a primeira etapa de formação do Sistema de Garantia de Direitos do Projeto Puma pela Infância, uma iniciativa que tem como objetivo a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes nos municípios do Paraná que compõem a área de influência direta do Projeto Puma: Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba.

O objetivo dessa formação é contribuir para o aprimoramento do atendimento prestado por diversas áreas - saúde, assistência social, educação, organizações da sociedade civil, conselhos tutelares, poder judiciário, Ministério Público e segurança pública - a crianças e adolescentes em situação de violência sexual, além de contribuir para a prevenção do problema. O curso, com 40 horas de duração, foi desenvolvido por profissionais especialistas na temática da violência contra crianças e adolescentes e abordou temas como infância e adolescência, família, sexualidade, atuação em rede, violências contra crianças e adolescentes, entre outros.

O Projeto Puma pela Infância faz parte de um planejamento realizado pela Klabin na ocasião das obras da Unidade Puma, nova fábrica de celulose da companhia construída em Ortigueira (PR), com um Plano de Ação Socioambiental que identificou as oportunidades e pontos de atenção do que diz respeito aos investimentos sociais da companhia. O Projeto inclui diferentes fases e visa alcançar o maior número de pessoas, informando e sensibilizando sobre a temática da proteção da infância. A iniciativa espera reunir um número alto de agentes de proteção, além de qualificar o atendimento às situações de violência sexual contra crianças e adolescentes nesses municípios.
Em 2015, foram concluídas as duas primeiras etapas do Programa. Na primeira fase, os colaboradores da Klabin e do Projeto Puma receberam orientações sobre a causa e sobre a atuação como agentes de proteção de crianças e adolescentes. Na segunda etapa, foi realizado o diagnóstico do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA) dos três municípios, com objetivo de conhecer os serviços que realizam o atendimento a esse público, suas potencialidades e necessidades.


"Enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes, seja ela abuso ou exploração, é papel de todos e vai além da responsabilidade social. Esse é um tema de direitos humanos que deve ser observado por empresas, governo e sociedade. Para nós, da Childhood Brasil, esse engajamento crescente do setor privado no respeito aos direitos demonstra que há uma compreensão cada vez maior, por parte das empresas, de que nenhum negócio pode evoluir sem que crianças e adolescentes estejam também protegidos", ressalta o Diretor Executivo da Childhood Brasil, Rodrigo Santini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário