segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A obra de arte de Joaquim Levy – Por Levi Ceregato*

Os primeiros movimentos da equipe econômica neste início do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff parecem ter passado um grau maior de confiança aos agentes econômicos, investidores e ao mercado em geral. A reação positiva deve-se, principalmente, à sinalização de uma nova postura do governo ante a questão fiscal, que foi a grande responsável pela quebra de credibilidade nos últimos anos, nos quais houve paulatino agravamento do desequilíbrio entre receitas e despesas, culminando com o colapso do superávit primário em 2014.

Positivo, portanto, o cenário que começa a se delinear, pois é premente a recuperação da economia brasileira, que não pode seguir crescendo quase zero a cada exercício, sob pena de perdermos tudo o que conquistamos em termos de aumento da renda e baixo índice de desemprego, que, felizmente, ainda se mantém. Portanto, é hora de acreditar na capacidade e no potencial do País e nas pessoas responsáveis pela realização das políticas públicas.

Nesse caso, o verbo “acreditar” tem um significado mais amplo do que um voto de confiança. Quer dizer, também, transformar o crédito em estímulo e compromisso de trabalho no sentido de contribuir para a retomada de um fluxo mais consistente de expansão do PIB. Obviamente, as políticas públicas e as medidas adotadas pelo governo são fundamentais para os rumos da economia, mas o esforço de cada trabalhador, empresa e da sociedade em geral também é crucial.

No tocante à nova postura do governo quanto à responsabilidade fiscal, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tem transmitido com segurança as informações e metas, começando pela redução de despesas e o anúncio agora do pacote fiscal. Sinal do esforço para reequacionar despesas e receitas.

O equilíbrio entre as duas pontas é muito sensível e determinante para o sucesso ou o fracasso de toda uma política econômica. As receitas, advindas exclusivamente da arrecadação de impostos, não podem ultrapassar os limites da capacidade da sociedade de transferir dinheiro para o erário público, sob pena de se inviabilizarem a produção e o trabalho; e o corte de despesas não pode extrapolar um valor que impediria os investimentos públicos, principalmente em infraestrutura, e o atendimento às prioridades do Estado, como saúde, educação e segurança.

Em síntese, os impostos não podem asfixiar os contribuintes e o corte de despesas não pode matar a economia. Encontrar esse ponto de equilíbrio será o grande desafio de Joaquim Levy e de toda a equipe econômica. Em sua trajetória profissional, ele já demonstrou ser competente e, portanto, capaz de buscar essa sensível calibragem para que o Brasil se estabilize e possa voltar a crescer em níveis mais consistentes. Encontrar o ponto certo entre a poupança de recursos e a arrecadação será uma verdadeira obra de arte do ministro!

Para isso, é importante que ele e todo o time encarregado de resgatar a confiança, a competitividade e o crescimento da economia nacional tenham um voto de confiança neste momento decisivo. O Brasil é um país com imenso potencial de recursos naturais, minerais, hídricos, petrolífero, agropecuários e bioenergéticos. Tem indústria estruturada, com grande capacidade produtiva, serviços e setor financeiro de primeiro mundo. Precisamos reverter tudo isso em favor de nossa competitividade e crescimento sustentado. Vamos trabalhar e vencer!

*Presidente da Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica)


Nenhum comentário:

Postar um comentário