quarta-feira, 29 de junho de 2016

Plataforma permitirá a gestão de dados da produção literária

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, recebeu na última quarta-feira (22), o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luís Antonio Torelli. O representante apresentou inovações do setor, como uma plataforma de gestão de metadados sobre a produção literária, a ferramenta Books in Print Brasil. Torelli ainda aproveitou a ocasião para convidar o ministro a prestigiar a abertura oficial da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorre em agosto deste ano.

O Books in Print Brasil é uma parceria entre a CBL e a empresa alemã MVB, subsidiária da Associação de Editores e Livreiros Alemães. Por meio da ferramenta, editoras cadastrarão seus títulos, que poderão ser acessados por qualquer interessado. Cada livro poderá ter diversas informações, como autor, capa, sinopse, entrevista com o autor, ficha catalográfica e ISBN, entre outras.

"Hoje, cada editora tem seu próprio sistema de metadados, os quais não conversam entre si. Ou seja, não há um único local onde esteja disponível toda a produção literária brasileira", afirma Torelli. "Com o Books in Print Brasil, o público poderá, inclusive, saber qual livraria tem o livro que se deseja comprar. E também será muito importante para a internacionalização da literatura brasileira, já que os editores internacionais têm dificuldade em encontrar informação sobre o que é produzido no País".


A versão beta da ferramenta, voltada a editores e livreiros, será lançada durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A versão final, aberta ao público, está prevista para entrar em operação em janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário