segunda-feira, 15 de maio de 2017

Estudo analisa novas formas de relacionamento entre consumidores e marcas

A experiência de consumo evoluiu ao longo das décadas e compreender o público é essencial para os anunciantes. Para oferecer uma visão mais holística para o mercado, a Kantar apresenta o K-Trends, que em sua primeira edição explora como os consumidores da nova geração se relacionam com as marcas.

De acordo com dados da Kantar IBOPE Media, hoje, 50% dos brasileiros têm acesso a pelo menos três telas. Em 2012, eram 15%. Nesse contexto de saturação de informação, consumir produtos ou mídia se transforma em algo muito maior do que um investimento financeiro ou de atenção. Trata-se de uma transação complexa, que engloba valores e crenças de uma nova geração que se envolve de forma muito mais íntima com campanhas e marcas.

Outra pesquisa da Kantar Futures apontou que 74% dos entrevistados se sentem livres para moldar a suas identidades e se transformar no que quiserem, o que indica um interesse pela quebra de padrões, que vão desde o enfrentamento de tabus até uma busca mais intensa por bem-estar e qualidade de vida.

Para impactar esse público é importante apostar em diferenciação e inovação, que são fatores chave de sucesso. Para isso, as marcas têm que estar com os ouvidos bem abertos para escutar o que o consumidor tem a dizer e se adaptar de acordo com as necessidades expressadas por ele.“Nas campanhas publicitárias isso pode significar buscar uma conexão com causas e propósitos. Nas lojas, sejam elas físicas ou online, é preciso simplificar o processo de compra, o que pode ser obtido com um sortimento adequado e destaque para itens que facilitem o dia a dia”, analisa Christine Pereira, Kantar Brazil Commercial Leader.

As projeções da Kantar Worldpanel, em parceria com o IBOPE DTM, mostram que o consumo de produtos em 2017 deverá ter uma pequena recuperação, crescendo 1,7% em relação a 2016. A mesma tendência foi notada no levantamento de percepção dos brasileiros sobre o país, realizado pela Kantar TNS: os índices de otimismo dos brasileiros sofreram uma forte queda nos últimos dois anos e agora retornam timidamente aos patamares de 2014.

As principais oportunidades estão entre o público mais maduro, acima dos 50 anos, e em lares menores, com até dois moradores. Os produtos das categorias “premium acessível”, que se diferenciam levemente dos produtos mais básicos – como é o caso do sabonete em barra com benefício ou do azeite em comparação com o óleo – também oferecem grandes chances de crescimento. O benefício econômico do atacarejo manterá sua importância, com projeção de crescimento a duplo dígito para este ano.


Para mais informações do K-Trends, acesse o site Kantar Brasil Insights em br.kantar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário