quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Confiança do empresário cresce em fevereiro, após dois meses em queda

A Pesquisa da CNI revela que o aumento do ICEI foi tênue, sugerindo a crença de que continuará lento o processo de  recuperação da atividade industrial nos próximos meses
Após dois meses consecutivos de queda, a confiança do empresário da indústria na economia e na sua empresa voltou a crescer em fevereiro, revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na quinta-feira, 21 de fevereiro.
O ICEI aumentou 1,4 ponto em relação a janeiro, atingindo 58,1 pontos, praticamente o mesmo índice de fevereiro de 2012. O ICEI varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 mostram empresários confiantes.
A CNI assinala, contudo, que apesar de haver ocorrido, é tênue o aumento da confiança em fevereiro, "pois o ICEI vem oscilando em torno de 57,5 pontos há seis meses, sem caracterizar uma tendência de crescimento", justifica a entidade.  Segundo a pesquisa, "essa trajetória sugere a continuidade de um lento processo de recuperação da produção industrial nos próximos meses".
Reforça essa avaliação o indicador que mede a percepção do empresário sobre as condições atuais. Este indicador registrou 49,4 pontos em fevereiro, perto, portanto, da linha divisória dos 50 pontos, "apontando uma percepção neutra sobre os negócios", pontua a pesquisa.  As expectativas do empresariado para os próximos seis meses aumentaram 1,4 ponto em fevereiro sobre janeiro, atingindo 62,3 pontos. Valores além dos 50 pontos indicam perspectiva otimista ou situação melhor.
O maior aumento da confiança ocorreu entre as pequenas empresas.  Elas registraram um aumento de dois pontos no ICEI em fevereiro comparativamente a janeiro, atingindo 57,4 pontos, contra 1,3 ponto mais das médias empresas (57,3 pontos) e 1,2 ponto positivo das grandes (58,9 pontos).
O levantamento da CNI, realizado entre 1º e 18 de fevereiro, ouviu 2.257 empresas, das quais 807 pequenas, 884 médias e 566 de grande porte.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário