segunda-feira, 18 de março de 2013

Mercado publicitário cresce 6% em 2012

Cinema registra maior variação positiva, com 22,3% e TV aberta bate novo recorde em total de investimentos recebidos
O mercado publicitário brasileiro cresceu 6% em 2012, com faturamento total de R$ 44,85 bilhões. Desse volume, R$ 30,1 bilhões correspondem à receita da mídia brasileira com venda de espaço publicitário. As revelações são do Projeto Inter-Meios, capitaneado pelo Grupo Meio & Mensagem, em parceria com a PriceWaterhouseCoopers.
Entre as constatações, se destaca a marca recorde alcançada pelo meio TV desde o início do estudo, em 1990. As emissoras abertas ficaram com 64,7% do total investido em mídia no ano passado, atingindo evolução de 8,33% sobre o ano anterior.
A TV por assinatura também fechou positivamente, com 12,2% a mais do que em 2011. Cinema foi o meio que mais subiu alcançando a marca de 22,3%, mas com participação de apenas 0,3% no bolo publicitário, enquanto Guias e Listas tiveram a maior queda, com -14,8%. Mídia Exterior também teve bom desempenho, com aumento de 6,3%. Rádio teve um crescimento maior que Internet, com avanços de 4,7% e 4,3%, respectivamente. O segmento de revistas também apresentou decréscimo de -5,4%.
“Segundo o estudo, o mercado se movimentou dentro de suas próprias perspectivas. Considerando que o Produto Interno Bruto não chegou a 1%, os números do mercado como um todo podem ser considerados bons”, destaca José Carlos de Salles Gomes Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário