quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Klabin utiliza fontes renováveis em 86% de sua matriz energética

A Klabin, preocupada com a utilização de sua energia direta e indireta, alcançou em 2013 o índice de 86,7% de utilização de fontes renováveis na produção de eletricidade em sua matriz energética. A empresa, que tem como meta chegar ao índice de 88% até 2017, prioriza o aprimoramento da eficiência energética de suas fábricas.

Para atingir esse resultado, a empresa, que investe constantemente em seus equipamentos - instalou caldeiras movidas à biomassa - folhas e galhos não utilizados no processo de produção de celulose - em todas as suas unidades, em substituição ao óleo combustível, e colocou em prática uma série de melhorias em seus processos de produção. 

Com isso, a Klabin reforça sua preocupação com o tema e mostra aumento progressivo na utilização de suas fontes energéticas renováveis e limpas.

As fontes renováveis utilizadas pela Klabin estruturam-se sobre três pilares: a queima de licor preto (subproduto gerado no processo produtivo), caldeiras movidas à biomassa em substituição ao óleo combustível e energia elétrica própria de geração hidráulica. A empresa também busca energia elétrica de matrizes limpas, como fontes eólica e solar.

Vale destacar que a nova fábrica de celulose da Klabin, prevista para ser inaugurada em 2016 no município de Ortigueira (PR), será autossuficiente em energia. A nova planta terá capacidade para gerar 270 MW de energia a partir da utilização de biomassa, dos quais 150MW serão disponibilizados ao sistema elétrico brasileiro, energia suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes.


Iniciativas como esta reforçam os princípios de sustentabilidade da Klabin em todas as suas atividades e contribuem para a sua atuação economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário