terça-feira, 15 de setembro de 2015

Inscrições para o 48º Congresso Internacional de Celulose e Papel já estão disponíveis

As inscrições do 48º Congresso Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, já estão disponíveis no site da entidade, www.abtcp2015.org.br, assim como as informações sobre os valores. O evento acontece nos dias 06, 07 e 08 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Ao efetivar o pagamento da inscrição, o visitante garantirá a presença com antecedência no Congresso, cujo tema principal este ano será Inovação com foco em Economia, Energia e Materiais Bio-Inspirados, imprescindíveis à melhoria contínua de todos os atores envolvidos no campo. Para Francisco Valério, presidente do Congresso, o espaço é fundamental para conferir visibilidade aos trabalhos apresentados, que destacam as mais recentes novidades do setor.

“Além disso, acredito que há uma troca de informações acontecendo ao longo dos anos, porque as pessoas que estão no Congresso são capacitadas e têm muito conhecimento para transmitir”, comenta. Assim, as sessões técnicas do evento terão um destaque especial, com importantes obras sendo apresentadas por pesquisadores de prestígio mundial, ligados a instituições de mesmo renome.

Esse é o caso da apresentação de Luiz Ramos, Professor Associado do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que versará sobre a produção de etanol celulósico a partir de cavacos de eucalipto com métodos de pré-tratamento a vapor (auto hidrólise) seguido ou não de deslignificação alcalina.
“Aspectos relativos à hidrólise enzimática sob alto teor de sólidos totais serão apresentados empregando enzimas de última geração e os rendimentos de conversão serão comparados com os derivados de matérias primas de origem agrícola, como o bagaço de cana. Tal abordagem permitirá comparar estes dois modelos e abrirá discussão sobre a viabilidade desta iniciativa para o setor”, destaca.

Ele ainda ressalta que a sua palestra estará orientada à discussão das premissas que norteariam a implementação de atividades de biorrefinaria e nas perspectivas que esta adoção poderia trazer para o setor. Para o acadêmico, a ABTCP é o principal fórum nacional para discussão do estado-da-arte e da inovação em todos os processos envolvidos na fabricação de papel e celulose, inclusive na avaliação de novas tendências de mercado.

“E isso se estende à busca por novos nichos baseados em tecnologias sustentáveis para a produção de insumos químicos, biocombustíveis e biomatérias cuja produção esteja associada ao conceito de biorrefinarias. É, portanto, um evento essencial para se estabelecer contatos e ampliar horizontes, condição ideal para quem deseja se manter bem informado e atualizado com as principais tendências de um mercado que se encontra em constante evolução”, salienta Ramos.

A história e evolução da indústria de pasta e papel em Portugal e, em particular, das empresas associadas à Associação da Indústria Papeleira de Portugal (CELPA) será ministrada por Marta Souto Barreiros, engenheira florestal da entidade, que dará especial destaque à eficiência e sustentabilidade no uso da água e sua análise crítica.

A especialista acredita que o grande desafio do setor, em nível mundial, é na redução substancial do consumo e utilização aprimorada do recurso hídrico na produção de celulose para o papel. “As empresas associadas da CELPA têm feito grandes esforços para o fechamento parcial ou total de seus circuitos, com a intenção de minimizar a utilização de água e, eventualmente, conseguir operar com descarga nula”, salienta.

De acordo com Marta, nos últimos 100 anos houve uma grande evolução das empresas do ramo na Europa, com redução de consumo específico de 300 m3/ton para valores entre 20-30 m3/ton. Para ela, a indústria de celulose e papel brasileira possui enorme dinamismo e renome internacional. “Um evento desta natureza vai permitir a divulgação e o conhecimento de novos projetos, tecnologias e do melhor que se tem feito nas diversas áreas do setor. Permite, também, a oportunidade de técnicos brasileiros e de outros países trocarem experiências e ideias”, considera.

Já Michael Paleologou, canadense especialista em Análises Químicas, Biomassa, Papel Industrial e desenvolvimento de produtos da FPInnovations, discutirá as oportunidades para a recuperação de produtos químicos em fábricas de celulose kraft com as últimas tecnologias desenvolvidas por sua empresa ao longo dos anos. “Essas tecnologias serão discutidas com relação às suas principais características, bem como a viabilidade técnica, a integração de processos e a economia”, diz.

Segundo ele, esses recursos também podem ser utilizados no Brasil, recuperando produtos químicos a partir de fluxos de resíduos ou de processo, que podem levar a economias significativas em relação a produtos químicos ou ajudar a diversificar o portfólio de produtos de fábricas de celulose kraft. “A lignina pode ser usada em várias aplicações de alto valor, tais como: resinas fenólicas, espumas de poliuretano termoplásticos, assim como dispersantes e floculantes”, explica o perito.

Paleologou ressalta que o 48º Congresso Internacional de Celulose e Papel proporciona uma oportunidade única de aprendizado sobre novas tecnologias e produtos, bem como a chance de conhecer outros profissionais do setor e discutir temas de preocupação e interesse comuns.

O evento também terá trabalhos apresentados por Nilda de Fátima Ferreira Soares, reitora da Universidade Federal de Viçosa; Giancarlo Pasquali, pesquisador colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Jorge Luiz Colodette, professor titular da Universidade Federal de Viçosa; Juan Carlos Villar Gutiérrez, especialista na caracterização de novas matérias primas celulósicas e biotecnologia aplicada na indústria do papel pela INIA; além de Katsuyuki Kadota, pesquisador Senior da Oji Holdings Corporation.


Para ter acesso a todo conteúdo programático acesse www.abctp2015.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário