quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Carro elétrico é produzido por impressora 3D da Stratasys em Universidade na Alemanha

Por meio do projeto StreetScooter, a Universidade de Aschen construiu um veículo elétrico em apenas 12 meses; o protótipo do carro, totalmente funcional, foi feito graças a tecnologia da  3D Objet1000 da Stratasys

A Stratasys Ltda. anuncia o StreetScooter C16, um veículo elétrico de série com design e métodos de produção revolucionários para o mercado automotivo e de tecnologia.
O projeto StreetScooter foi desenvolvido pela Engenharia de Produção de Componentes de Mobilidade Elétrica (PEM) da Universidade de Aachen.

A empresa StreetScooter foi fundada em 2010 com o objetivo de desenvolver um carro elétrico que competisse com veículos convencionais em termos de preço, mas com desempenho, segurança e sustentabilidade realistas.
Embora as especificações variem de modelo para modelo, o peso calculado de um StreetScooter C16 fica em torno de 450kg (1000lbs), excluindo baterias, com autonomia mínima de 100km (80 milhas) e velocidade máxima de 100km/h (60mph), sendo assim um veículo ideal para a cidade.

Representando uma nova geração de carros, o veículo de curta distância foi construído através do Sistema de Produção 3D Multimaterial Objet1000, projetada para grandes formatos de peças plásticas exteriores, incluindo grandes painéis frontais e traseiros e das portas, sistemas de para-choques, saias laterais, para-lamas, máscaras dos faróis e outros componentes internos, como dispositivo de retenção do painel de instrumentos, além de componentes menores. Para as peças impressas em 3D foram utilizadas o material ABS Digital rígido da Stratasys, que permitiu a equipe de engenharia a construir um protótipo de carro que apresentasse o mesmo nível de desempenho em ambientes de teste, comparado a um veículo fabricado com peças tradicionais.

Durante o desenvolvimento do StreetScooter C16, o sistema de produção 3D Objet1000 foi utilizado para fazer protótipos, além de peças manufaturadas para uso final e ferramentas de produção nas etapas finais do desenvolvimento.
A bandeja de construção gigante 1000 x 800 x 500mm (39,3 x 31,4 x 19,5 pol) do sistema de produção 3D confere a capacidade de imprimir uma gama completa de componentes com até um metro de comprimento.

“A Objet1000 é o maior sistema de produção 3D multimaterial do mercado, e a Universidade de Aachen foi a primeira do mundo a possuir essa tecnologia. A possibilidade de usá-la no desenvolvimento de peças grandes e pequenas para o StreetScooter já era empolgante por si só, mas a contribuição das peças impressas em 3D feitas para a construção do carro foi enorme. A capacidade de produzir protótipos em escala natural, que têm o mesmo desempenho que peças finais, acelerou os testes e a verificação do design, permitindo que trouxéssemos um carro elétrico para o mercado em apenas 12 meses – algo que seria inimaginável apenas com a fabricação tradicional”, diz Achim Kampker, professor de gerenciamento de produção da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Aachen

A tecnologia de impressão 3D já tinha sido utilizada antes pela Universidade de Aachen para o StreetScooter. Vários componentes do StreetScooter foram impressos em 3D na fase inicial do carro para a rápida realização de protótipos geométricos e funcionais. Esses incluíram, por exemplo, o dispositivo de retenção do painel de instrumentos, o painel de comando do modo de direção, o compartimento do espelho e o logo Deutsche Post do capô.

O modelo final de produção do StreetScooter foi desenvolvido pela Deutsche Post AG e sua versão van com capacidade de 4,3m3 para carga entrou em operação, na Alemanha.

“Com a tecnologia de impressão 3D multimaterial avançada oferecida pela Stratasys, os veículos podem ser facilmente customizados para clientes específicos, nos permitindo fazer projetos com dinamismo”, acrescenta Kampker. “Esses carros podem ser desenvolvidos da estaca zero e ficar prontos em apenas alguns meses e não em anos, como ocorre com processos tradicionais de produção automotiva. O projeto StreetScooter nos mostrou como uma abordagem completamente nova para o design e a produção de veículos é possível com a impressão 3D”.

Stratasys e Objet são marcas comerciais registradas, e Objet1000, Connex, PolyJet, são marcas comerciais da Stratasys Ltd. e/ou de suas subsidiárias ou afiliadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário