quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Congresso de celulose e papel abordará nanotecnologia, biotecnologia e novas técnicas

O ABTCP 2012 – 45º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, vai apresentar os avanços tecnológicos registrados no Brasil e no exterior na indústria de celulose e papel. Também serão destaque as técnicas que ampliam as práticas sustentáveis no setor
O uso da nanotecnologia e da biotecnologia, as aplicações de técnicas avançadas na produção de papel e de celulose, o mercado dos materiais lignocelulósicos e dos biomateriais florestais são alguns dos temas que serão apresentados nas quase 100 palestras programadas nos três dias de evento, por especialistas estrangeiros e brasileiros.
Sob o aspecto ambiental, serão mostrados os avanços em áreas como a gestão e o tratamento dos efluentes – com destaque para a busca de excelência e otimização das plantas de efluentes – e a reciclabilidade de papéis comerciais, entre outros temas.
Ainda sob o aspecto da sustentabilidade, as operações de celulose e papel em plantas com o conceito de biorrefinaria – unidade industrial que converte biomassa em energia e produtos refinados – também são destaque do evento (a programação completa e detalhada do evento está disponível no site www.abtcp2012.org.br.
O ABTCP 2012 – 45º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel será realizado pela ABTCP em parceria com as congêneres Tecnicelpa (Associação Portuguesa dos Técnicos das Indústrias de Celulose e Papel) e Riadicyp (Associação Ibero-americana de Docência e Investigação em Celulose e Papel) e contará com a participação de fabricantes do setor e ações institucionais sobre a sua fundação em seu estande.
A novidade desta edição fica por conta do Ciadicyp – Congresso Ibero-Americano de Investigações em Celulose e Papel, importante evento do setor já organizado anteriormente na Argentina, Espanha, Chile, México e Portugal. Sob o tema Grandes Desafios na Pesquisa e Tecnologia de Materiais Lignocelulósicos e de Celulose e Papel, o Congresso terá sessões técnicas sobre automação e controle de processo; celulose; engenharia e manutenção; meio ambiente; papel; recuperação e utilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário