terça-feira, 18 de setembro de 2012

Papéis especiais e sua importância na impressão - Por Jorge Moreira Ferreira

                                                                                    Por Jorge Moreira Ferreira*
Os papéis especiais servem para muitas finalidades, como banners indoors, fotografias, telas, provas de cor e outras. Mas antes de falar das características de cada tipo de papel especial é importante ressaltar que a gramatura, a textura e o formato influenciam diretamente no resultado final.
A gramatura expressa o peso, que pode variar entre 50 e 350g/m², que influencia na espessura, opacidade, desempenho durante a impressão e nas operações pós-impressão. Por isso, é muito importante escolher a gramatura que melhor se adapta ao produto final.
No mercado de impressão são classificados como papéis especiais quatro tipos: papel fotográfico, matte/canvas, artístico de algodão e de prova. Confira algumas das características e finalidades.
Papéis fotográficos
Alto brilho, brilhante, semibrilhante e semifosco são alguns dos acabamentos do papel fotográfico. O que apresenta um alto nível de brilho resulta em imagens mais realistas e cores vivas. Para pôsteres pode ser utilizado um papel semifosco, que minimiza o brilho, mas apresenta a mesma qualidade de resolução da imagem impressa. A gramatura dos papéis fotográficos pode variar de 250g/m² a 325g/m².
Papéis matte/canvas
Peças promocionais, banners indoor, cartazes e até telas podem ser impressas em papel matte, que é indicado para impressões nas quais o brilho não é fundamental. É um papel econômico e de alta qualidade. Assegura que a tinta seque instantaneamente e as impressões podem ser facilmente laminadas para um acabamento brilhante. Já o canvas também é um papel especial que possui a aparência de uma tela, pois é feito de poliéster com algodão. Por isso, é recomendado para reproduções de obras de arte. Pode ser encontrado com acabamento matte e satin. A gramatura varia de 120g/m² a 350g/m².
Papéis artísticos de algodão
Esse papel possui uma base 100% de algodão e é ideal para reproduções artísticas ou de fotografias. Pode ser encontrado com vários acabamentos: superfície de veludo, extremamente liso, natural e extremamente branca. A gramatura varia de 260g/m² a 340g/m².
Papéis de prova
Assim como outros papéis especiais, os de prova também possuem vários acabamentos, como fosco, semibrilho e brilhoso. O papel de prova serve para verificar a exatidão da cor na impressão a ser encaminhada para a gráfica. Cada produção requer um tipo específico de papel, que proporcionará um resultado diferente e uma vivacidade de cor específica do projeto. A gramatura varia de 150g/m² a 240g/m².
* Diretor da D-Comp, empresa especializada em soluções de impressão, imagem e conectividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário