segunda-feira, 2 de março de 2015

CBL - Carta de despedida Karine Pansa

É difícil acreditar que os quatro anos da minha gestão como presidente da CBL já terminaram. Como passaram rapidamente!

Envolvi-me incansavelmente no fascinante desafio de contribuir para o avanço do livro e da leitura em um País em que ainda se faz tão pouco nesse sentido.

Uma das prioridades do meu trabalho foi a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Tive o prazer de estar à frente da entidade na realização de duas edições, em 2012 e 2014.  Promovemos mudanças importantes, sempre com o objetivo de adequar o evento às transformações do mercado. Em 2014, ampliamos ainda mais a nossa bem-sucedida parceria com o Sesc São Paulo, que se estendeu à curadoria da programação cultural. Esta foi a Bienal do Livro dos jovens!

Em outra linha de frente, destaco a internacionalização do mercado editorial, cujo momento mais importante aconteceu na Feira do Livro de Frankfurt em 2013, que teve o Brasil como Convidado de Honra pela segunda vez. Também fomos homenageados em 2012, na Feira do Livro de Bogotá, na Colômbia; em 2014, na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha e este ano, somos o Convidado de Honra do Salão do Livro de Paris, que acontece de 20 a 23 de março próximo.

Também na meta da internacionalização, ressalto a parceria da CBL com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do Projeto Brazilian Publishers.  Realizamos vários programas de divulgação e prospects de mercado. O projeto investiu fortemente na preparação de editores nacionais para apresentarem seus livros nas feiras de Frankfurt, Bolonha e Guadalajara. O Brasil avançou e deu passos importantes para se tornar cada vez mais um país vendedor de direitos autorais!

Outro assunto importantíssimo que avançou nestes quatro anos foi o livro digital. Tivemos o grande desafio de ser pioneiros na discussão sobre as mudanças de mercado com a realização do Congresso Internacional CBL do Livro Digital, que em 2014 chegou à 5ª edição.
           
Nosso querido Jabuti segue sua trajetória de sucesso como o mais importante e reconhecido prêmio do setor editorial brasileiro. Em 2014, na 56ª edição, a curadoria passou para a escritora e professora Marisa Lajolo e a cerimônia de entrega foi realizada no Auditório Ibirapuera.

Junto com as entidades do setor, participamos de maneira efetiva nas discussões sobre a Lei das Biografias, a Lei do Livro e no apoio ao Vale-Cultura. Outra importante conquista foi o convite que recebi para integrar o Conselho Diretivo do Plano Nacional do Livro e Leitura.

Ampliamos nossa participação nas questões internacionais do mercado editorial - desde 2012, integro o Comitê Executivo do International Publishers Association (IPA), que me permite participar de importantes discussões, como por exemplo, Freedom to Publish (IFTP), que defende  a liberdade de comunicação escrita no mundo.

Com um mercado cada vez mais exigente e competitivo, cumprimos nosso papel de oferecer cursos e workshops por meio da Escola do Livro, para cerca de 500 profissionais por ano.

Mais um trabalho relevante foi a qualificação da gestão interna da CBL: ao longo desses quatro anos, adequamos cargos e profissionais com ótimos resultados na melhoria de desempenho e  produtividade. Também trabalhamos na organização do arquivo histórico da entidade, com a contratação de profissionais especializados.

Para finalizar este balanço, ressalto que todo o esforço do nosso trabalho refletiu-se no aumento do número de associados. Em 2013, as adesões cresceram 72% em relação ao ano anterior; em 2014, os números mantiveram-se estáveis.

Mais uma vez quero agradecer todo o aprendizado que tive nesses quatro anos à frente a CBL.

Em primeiro lugar, agradeço a minha família por compreender que a minha ausência era por um grande objetivo, o livro.  Agradeço aos associados da CBL, que me confiaram a responsabilidade de presidir a entidade e trabalhar pelo livro brasileiro.

Agradeço imensamente a todos os executivos e colaboradores da CBL, em especial, Mansur Bassit, diretor executivo, que, com seu trabalho, comprometimento e liderança, esteve presente em todos os momentos, para que, com toda a equipe, pudéssemos cumprir com êxito nossas missões. Muito obrigada aos parceiros da CBL nos múltiplos projetos que realizamos em parceria e às entidades representativas do livro. Muito obrigada aos integrantes das diretorias da CBL nos meus dois mandatos como presidente. Sem a sua presença, trabalho, conhecimento e desprendida dedicação, não teríamos conseguido atingir nossos objetivos.

Sem dúvida, foi uma grande honra trabalhar com todos vocês ao longo das duas gestões! 

Deixo a presidência da CBL, mas sigo incansável na luta pelo livro. E a maior lição que aprendi foi entender em profundidade o significado e a grandeza de nossa contribuição à sociedade e ao País quando lutamos pela causa do livro! Aprendi, também, que devemos persistir diante de desafios e metas capazes de contribuir para que tenhamos um país melhor.


A Luis Antonio Torelli, novo presidente da CBL e a toda a diretoria que agora assume a entidade, desejo muito sucesso no seu trabalho! E que façam cumprir o conceito de sua campanha: Mais Livros em Todos os Sentidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário