segunda-feira, 30 de março de 2015

Packaging Day imprime pluralidade da Agfa


Realizado no dia 18 de março de 2015, no Senai Barueri, o Packaging Day Agfa 2015 mostrou a miríade de soluções que a empresa desenvolveu para este segmento

Por Fábio Sabbag

Fundamentada num portfólio moderno de soluções de pré-impressão e inkjet UV, a Agfa mostra ao mercado gráfico e de embalagens, impressoras digitais com cura UV, que garantem a alta qualidade de impressão em diversos substratos, tais como papel cartão, adesivos (rótulos), flanders e plásticos (PVC, PP, PET e outros).

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o lançamento Agfa 2015: uma mesa de corte “Acorta”, utilizada para corte, vinco, refile e marcação. Esteve em operação ainda, no showroom da Agfa, linha completa de software para workflow “Apogee” 100% em português que gerencia, integra e automatiza todas as áreas de produção da indústria de embalagem.


Paulo Amaral (foto), diretor comercial da Agfa Graphics do Brasil, abriu o evento ressaltando o compromisso que a Agfa tem com o mercado: “Agradeço a presença de todos e aproveito a ocasião para reforçar que, apesar do período de dificuldades que o Brasil atravessa atualmente, a Agfa continua com foco em investimento sempre preparada para apresentar produtos e tecnologias que irão contribuir para a evolução do mercado de impressão”.


Na sequência, Eduardo Sousa (foto), Marketing manager Latam da Agfa, conduziu uma apresentação dando uma visão geral da empresa aos convidados. “Mostramos como Agfa pode contribuir e ajudar seus clientes. O Grupo Agfa Gevaert está presente no dia a dia de todos, seja de forma direta ou indireta. Estamos presentes da mesa do café da manhã ao jornal, ou seja, em tudo que foi impresso, das embalagens dos cereais `a impressão direta, em pisos e vidros por exemplos, por meio da tecnologia UV que cresce muito atualmente.”
Sousa argumentou que a Agfa deseja ajudar seus clientes a possuírem tecnologia de ponta e a entender os caminhos que o mercado toma. Afina, com 148 anos de reputação relevante no mercado de impressão, a empresa pode conduzir seus clientes num cenário que passa por uma transformação recheada de novos produtos e diferentes formas de impressão.

Para se ter uma ideia da importância da área gráfica para a Agfa metade do seu faturamento – que em 2014 foi de três bilhões de euros - vem deste segmento. Atualmente, a multinacional belga conta com mais de 21 plantas de produção, desenvolvimento e laboratório em todo o mundo. 

“Há também um amplo conhecimento da companhia no mercado químico que ‘e o DNA da Agfa no mundo. A principal fonte de receitas sai das chapas offset, onde temos o maior portfólio do mundo. Em chapas verdes, mercado que a Agfa lidera o market share, temos mais de 800 instalações na América Latina sendo aproximadamente 550 no Brasil da :Azura. Preocupamo-nos em atender cada vez melhor, sempre apoiados em um suporte pré-vendas e pós-vendas com mais de 50 pessoas no Brasil no formato 24 horas por dia, sete dias da semana. Além, claro, de contratos diferenciados que constam respostas ainda mais rápidas e exclusivas”, ressalta Sousa.  



Por isso no evento fora enfatizado ainda a capacidade de a empresa oferecer soluções inkjet para diferentes mercados. A Agfa atua com a parte de impressão comercial (equipamentos para pré-impressão, softwares, chapas, insumos, produtos químicos e auxiliares); sign e display; jornais (segmento bem tradicional para a empresa). “A solução inkjet, que já atua com o sign e o display, vem sendo adotada também pela indústria de cerâmica, moveleira, transportes, entre outras. Temos clientes na linha branca que usam soluções inkjet da Agfa. Agora, reforçamos nosso posicionamento nos segmentos de embalagens e rótulos sempre no digital”, explica Sousa.

Ainda durante sua apresentação, Sousa faliu que 1/3 de todas as chapas offsets digitais usadas no mundo provém de fabricação da Agfa. E foi além: “Um, em cada dois jornais, usa a tecnologia Agfa; há mais de 3 mil impressoras inkjet Agfa no mundo e temos o melhor portfólio de impressora UV no mundo; uma em cada seis impressões UV no mundo usa tintas da Agfa”, pontua.  

Sousa disse que a sustentabilidade ‘e encarada como valor como valor corporativo: “Publicamos relatórios anuais e somos auditados por esse trabalho. Recentemente, conquistamos a certificação 500001 que trata da gestão de energia. Com essa certificação na fábrica de Suzano (SP), somos o único fornecedor do segmento gráfico com essa certificação”, fecha.


Mundo das embalagens



Assunta Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, fez uma apresentação com foco em novidades, tendências e inovações para o mercado de embalagens. Com visão mundial desenvolvida por participações e eventos pelo Brasil e pelo mundo, Assunta falou sobre as tendências do mercado e como os consumidores criam, ou muitas vezes seguem, os impulsos de consumo. “Precisamos saber quais são as motivações, quais as preocupações e o que motiva a relação de consumo quando tomamos decisões. O comportamento e as tendências de consumo variam. Mesmo assim, diante de situações econômicas, políticas e geográficas, exceção às condições de crises como guerra e calamidades, observamos que as pessoas reagem de uma maneira relativamente padrão. No site do Instituto de Embalagens, www.institutodeembalagens.com.br, temos mais de 400 artigos que ficam disponíveis para o público sobre este assunto e ainda há o clube da embalagem www.clubedaembalagem.com.br que tem notícias e informação em geral”, indica Assunta.        



Na sequência, Claudio Gaeta, gerente de produto da Agfa, mostrou que há nichos que precisam ser mais bem explorados dentro do amplo universo da embalagem. “A impressão digital vai receber demanda de pequenas tiragens e embalagens customizadas. Com isso, nasce a oportunidade de agregar valor ao produto ao entregar serviços diferenciados. As máquinas offset são cada vez mais rápidas, mas existem as pequenas tiragens onde elas nunca serão competitivas. Para atender essa demanda, temos equipamentos e soluções adequadas ao perfil desse negócio. Definitivamente há demandas para pequenas tiragens e nisso nossas maquinas são as mais indicadas. Atualmente no Brasil são mais de 80 equipamentos da família Anapurna em atividade e 14 da família Titan”, avisa Gaeta. 

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