segunda-feira, 4 de junho de 2012

Congresso estimulará pesquisa e desenvolvimento no setor de celulose e papel

Investimento em inovação será decisivo para garantir a competitividade das empresas brasileiras

Com o tema Grandes Desafios na Pesquisa e Tecnologia de Materiais Lignocelulósicos e de Celulose e Papel, o ABTCP 2012 – 45º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, que será realizado entre os dias 9 e 11 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, acontece no momento em que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, aliados à formação de recursos humanos, serão decisivos para garantir a competitividade do setor.
“Investir em inovação será fundamental para competir no atual cenário de mercado. Daí a importância de eventos como esse, que estimulam a pesquisa científica e a convergência de conhecimentos”, declara Carlos Farinha e Silva, vice-presidente do Grupo Pöyry e membro do conselho da ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.
“O Brasil é líder mundial em biotecnologia florestal, o que permitiu ao País alcançar também o primeiro lugar em produção de celulose de fibra curta. Para fazer frente à concorrência da China no segmento de papel, precisamos implementar novas tecnologias de produção e incrementar a estrutura de distribuição em outros países para exportar produtos com maior valor agregado”, acrescenta Farinha e Silva.
Prova de que o setor está ciente dessa necessidade é que o ABTCP 2012 recebeu a inscrição de quase 180 trabalhos para compor as sessões técnicas e de pôsteres deste ano (http://www.revistaopapel.org.br/publicacoes.php?id=874), quase o dobro da quantidade recebida em 2011. Cabe agora ao Comitê Científico da ABTCP fazer a seleção dos trabalhos que vão compor a programação de palestras.
A novidade do ABTCP 2012, que tem como parceiros a Tecnicelpa (Associação Portuguesa dos Técnicos das Indústrias de Celulose e Papel) e a Riadicyp (Associação Ibero-americana de Docência e Investigação em Celulose e Papel), é a realização simultânea do Ciadicyp – Congresso Ibero-Americano de Investigações em Celulose e Papel, que pela primeira vez está sendo organizado no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário