segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto Guardiões do Verde capacita jovens para o mercado de trabalho

Somente no ano passado, o Guardiões do Verde capacitou 77 jovens e produziu aproximadamente 70 mil mudas, que foram colocadas à venda na região. Atualmente, as ações são desenvolvidas no município de Guatapará, no interior de São Paulo, com duração de 11 meses, tendo início em fevereiro de cada ano.
Por meio do projeto, o Instituto International Paper busca despertar a conscientização sobre as questões ambientais, além de qualificar estudantes para a atividade de viveirista, por meio de curso profissionalizante
O projeto Guardiões do Verde, criado há três anos pelo Instituto International Paper, tem como objetivo conscientizar jovens sobre a importância da preservação ambiental e ainda inseri-los no mercado de trabalho. A novidade deste ano é a parceria com a Faculdade Franco Montoro, que irá capacitá-los para a atividade de viveirista, com certificado profissionalizante reconhecido pelo MEC.
O projeto também acontece em parceria com a Prefeitura Municipal, que cedeu o viveiro para os adolescentes praticarem as atividades. Os participantes recebem uma bolsa, no valor de R$ 100,00, proveniente da venda das mudas produzidas no próprio local e comercializadas pela prefeitura. A verba recebida com a venda das mudas é administrada pela coordenadora do projeto, Lorieni Cardoso, funcionária da prefeitura.
“As atividades do programa são sustentadas por dois pilares: aumento da economia local, por meio da capacitação dos jovens para o mercado de trabalho; e pela conscientização para as questões ambientais, por meio da produção de mudas arbóreas nativas, exóticas e plantas ornamentais”, afirma Lizzi Colla, gerente de responsabilidade social e sustentabilidade da IP.
Somente no ano passado, o Guardiões do Verde capacitou 77 jovens e produziu aproximadamente 70 mil mudas, que foram colocadas à venda na região. Atualmente, as ações são desenvolvidas no município de Guatapará, no interior de São Paulo, com duração de 11 meses, tendo início em fevereiro de cada ano.
Instituto International Paper
O Instituto International Paper (IIP) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) criada em outubro de 2008 pela International Paper, concentrando todas as ações de responsabilidade social corporativa da companhia. O IIP tem como missão fomentar o desenvolvimento educacional e socioambiental com foco em crianças e adolescentes. Seu objetivo é promover transformações na realidade das comunidades onde atua, por meio do desenvolvimento de iniciativas voltadas para a educação, conservação do meio ambiente, geração de renda e inserção no mercado de trabalho.
Os projetos do IIP envolvem diretamente cerca de 26 mil pessoas a cada ano e alcançam, de forma indireta, 130 mil.
 Para mais informações sobre o IIP entre em contato via email: instituto@ipaperbr.com ou acesse o site www.institutoip.com.br. Para saber mais sobre sustentabilidade e sobre a International Paper, acesse www.internationalpaper.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário