sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Indústrias da alimentação debatem rotulagem nutricional na Anvisa

Setor aprofunda as discussões sobre o modelo de rotulagem nutricional frontal em Painel Técnico. A proposta, com base indicativa por porção, usa as cores de entendimento universal – verde, amarelo e vermelho – para facilitar a compreensão das informações nutricionais.

No dia 9 de novembro, as indústrias de alimentos e bebidas participam de encontro técnico promovido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em Brasília.
O evento faz parte do processo estabelecido pela agência reguladora para aprofundar os debates sobre o tema e tem como objetivo reunir e discutir subsídios técnicos e científicos sobre as propostas apresentadas.

O setor entregou à Anvisa uma proposta de rotulagem nutricional que traz para a parte da frente da embalagem informações sobre a quantidade de sódio, açúcares totais e gordura saturada classificadas com o uso das cores (verde, amarelo e vermelho). O objetivo principal é facilitar o entendimento dos consumidores sobre o conteúdo de cada um desses nutrientes nos alimentos, para que eles possam fazer suas escolhas dentro do contexto de uma dieta equilibrada.                                  

O debate contou com a participação do designer de embalagens Lincoln Seragini, que é também professor de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas,  Universidade de São Paulo e Instituto Europeu de Design.  O especialista, que já atuou como consultor das Nações Unidas nas áreas de Design e Tecnologia de Embalagem, reforçou a importância de tornar mais clara e didática a rotulagem nutricional, por meio da adoção de sinais e cores de fácil leitura e entendimento.


“Adotar um sistema gráfico e informativo de rápida percepção e reconhecimento é fundamental para educar e disseminar literatura informativa. Utilizando elementos visuais atrativos como as formas e, principalmente, as cores, a embalagem atrai a atenção e desperta o interesse instantaneamente, porque a cor chega mais rápido ao cérebro”, explicou Seragini. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário