quarta-feira, 4 de julho de 2012

Aparas de embalagens long vida, da Tetra Pak, entram na composição de papelcartão da Suzano

A Suzano Papel e Celulose lança lança papelcartão com, no mínimo, 30% de aparas pós-consumo recuperadas a partir de embalagens longa vida da Tetra Pak

O projeto reforça o compromisso ambiental da empresa, voltada para a evolução de projetos de inovação para a sustentabilidade, e inclui a instalação de uma planta de reciclagem na unidade industrial de Embu, na grande São Paulo, com capacidade de processamento de 1000 toneladas por mês.

O novo produto foi desenvolvido a partir da parceria da Suzano com a Tetra Pak e a Ciclo, fabricante de telhas para a construção civil. “O Art Premium PCR tem forte apelo ambiental e social. Além da redução significativa do envio de rejeitos para aterros sanitários, temos ainda a participação das cooperativas de catadores de material reciclável, que ganharam mais uma opção de venda do material longa vida.

Outro ponto importante a ser destacado é que, com a redução do material descartado nos aterros há também a diminuição dos níveis de emissões de carbono, preocupação constante da Suzano”, explica André De Marco, Gerente de Produtos da Unidade de Papel da Suzano Papel e Celulose

O projeto contou com a parceria da Johnson & Johnson Brasil, que, em 2008, buscou a Suzano para criar uma embalagem diferenciada para o BAND-AID. “Tínhamos como objetivo criar uma embalagem para BAND-AID que fosse não só certificada, mas que também contasse com materiais reciclados pós-consumo. A iniciativa faz parte dos esforços da Johnson & Johnson em trazer para as embalagens dos seus produtos materiais reciclados pós-consumo”, explica Carlos Souto, Diretor de Embalagens da Johnson & Johnson Brasil. Atualmente, todas as embalagens de BAND-AID produzidas no Brasil contam com o Art Premium PCR em sua composição.

De acordo com Fernando Von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, a reciclagem da embalagem da Tetra Pak propicia ganhos em todos os elos da cadeia. “Além de contribuir com a inserção social nas cooperativas, ainda fomentamos a geração de emprego e renda nas indústrias recicladoras, que entregam um novo produto aos consumidores”, comenta Fernando.

O processo de recuperação, executado pela Suzano, consiste na separação das fibras do papel, do polietileno (plástico) e do alumínio. A unidade de recuperação construída na fábrica de Embu processa, atualmente, 200 toneladas de embalagens longa vida por mês, mas sua capacidade atingirá 1000 toneladas por mês em Março de 2012. As fibras serão usadas na fabricação do Art Premium PCR.

No caso do polietileno e do alumínio, essa capacidade será de 250 toneladas por mês, vendidos para a Ciclo, indústria de produtos ecológico 100% reciclados, para serem usados na fabricação de telhas que utilizam cerca de 2.000 embalagens longa vida da Tetra Pak em cada peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário