terça-feira, 3 de julho de 2012

Dicas de como cuidar da impressora ou multifuncional jato de tinta

Por Jorge Moreira Ferreira, diretor da D-Comp Informática - empresa especializada em soluções de impressão, imagem e conectividade.

O tempo de ‘vida’ de uma impressora ou multifuncional depende muito mais do cuidado que o usuário tem com o equipamento do que da marca ou tipo de aparelho. Existem diversas marcas e modelos disponíveis no mercado e, certamente, há diferença entre eles, mas se o usuário não tomar alguns cuidados básicos, não há equipamento que resista.

A primeira dica é evitar ligar e desligar o aparelho diversas vezes ao dia. Sempre que ligar o equipamento, o ideal é o deixar ligado até ter a certeza de que não será necessário usá-lo novamente. Com esse cuidado, os cartuchos terão uma durabilidade maior e farão mais impressões, economizando tinta e dinheiro.

Também se deve ter uma atenção especial na hora de desligar a impressora ou multifuncional. Há quem desligue o estabilizador e a impressora é desativada automaticamente, mas o indicado é que o aparelho seja desligado pelo botão liga/desliga existente no mesmo e só depois de finalizado o desligamento o usuário poderá desligar o estabilizador, filtro de linha ou no-break.

Se o usuário raramente utiliza a impressora ou multifuncional, orientamos que deve-se evitar deixar o equipamento desligado por períodos longos. O ideal é fazer uma impressão ao menos uma vez a cada 7 ou 15 dias. Fazendo isso, o usuário garante que a impressora estará sempre pronta para funcionar na hora em que precisar pois durante a inicialização o equipamento faz uma checagem de sua funcionalidade e alerta para alguma deficiência encontrada.

O transporte da impressora ou multifuncional também requer cuidados, principalmente, se for jato de tinta. Nunca se deve virar a máquina. Os equipamentos jato de tinta, como o próprio nome diz, possuem tinta internamente, que podem acabar escorrendo. Não é comum acontecer, mas quanto mais antigo for o equipamento, maiores são as chances. Portanto, sempre que for necessário transportar, mantenha o equipamento na posição de uso.

Outra dica importante é na hora de tirar o cartucho. O usuário não deve tentar retirar os cartuchos puxando o carro de impressão com a mão ou forçando a máquina a fazer qualquer outra operação. Todas as impressoras possuem uma função no seu software de monitoramento no computador e/ou no próprio painel que permitem essa operação de forma mais tranquila.

Portanto, para retirar ou trocar algum cartucho, sempre utilize essa função e os cartuchos se deslocarão para o local apropriado. Na dúvida, o usuário deve consultar o manual do equipamento para saber exatamente como ele opera.

A maneira como o papel é colocado na impressora também é fundamental para garantir o bom funcionamento. Primeiro, evite colocar muito papel na bandeja e também verifique se os papéis não estão úmidos. Isto pode fazer com que mais de uma folha seja puxada e haja problemas de tração.

Geralmente os equipamentos possuem em sua bandeja de entrada de papel uma peça cinza que pode ser deslocada para a direita e para a esquerda que serve para delimitar o tamanho do papel, encostando-a na margem da folha (sem apertar para não dobrá-la) o papel não ‘dança’ quando for tracionado evitando o travamento da mesma.

Cuidados com a conservação e limpeza também são fundamentais. Não deixar cair líquidos, comidas, ou objetos no interior de sua impressora; tais cuidados são fundamentais para o bom funcionamento.

E se ocorrer algum problema, não tente resolver sozinho. Procure uma assistência técnica autorizada, porque, na maioria das vezes, a situação é mais simples do que se imagina, mas a tentativa de uma pessoa não familiarizada com o equipamento de resolver o problema pode causar novos danos comprometendo a funcionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário