terça-feira, 3 de julho de 2012

Primeira Semana da Indústria Gráfica coloca a comunicação impressa na agenda nacional

SIGRA 2012 contou com homenagem prestada pela ABIGRAF ao vice-presidente da República, Michel Temer, que  disse dever muito de sua vida pública aos gráficos pela produção dos livros que escreveu e nos quais estudou; semana foi marcada por eventos que destacaram o papel da sustentabilidade do impresso

Em discurso proferido na última quinta-feira, 28, após receber o “Prêmio Personalidade do Ano” da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional), o vice-presidente da República, Michel Temer, resumiu o sentimento da indústria da comunicação impressa nacional após a realização da Primeira Semana da Indústria Gráfica (SIGRA 2012):  “Embora muitos digam que o digital e a internet substituirão a mídia impressa, o que vemos em nosso cotidiano são as pessoas lendo seus jornais e livros no papel. A palavra impressa não será substituída jamais”, afirmou o vice-presidente, após traçar uma retrospectiva de sua trajetória a partir de sua relação com a indústria gráfica, lembrando sempre da importância da indústria gráfica para sua formação e projeção profissional.

A fala do vice-presidente foi uma das muitas situações em que a palavra impressa esteve em evidência entre os dias 24 de junho e 1º de julho, durante a SIGRA 2012, período no qual a ABIGRAF Nacional mostrou para a sociedade, através de uma série de eventos em que comemorou o Dia Nacional da Indústria Gráfica e o aniversário de 47 anos da entidade, como a indústria gráfica pode contribuir para uma sociedade economicamente, ambientalmente e socialmente mais sustentável.

A primeira atividade para o público aconteceu na última segunda-feira, 25 de junho, quando alunos da sexta série do Sesi Vila Leopoldina tiveram a oportunidade de conhecer um exemploverdadeiro de projeto sustentável, a Praça Victor Civita, na zona Oeste de São Paulo. Batizada de “Ação na Praça”, a iniciativa da ABIGRAF Nacional em parceria com o SESI-SP, Instituto Verdescola e Praça Victor Civita mostrou todo o processo de revitalização de uma área degradada (um antigo incinerador delixo) e sua transformação em espaço de interação social e cultivo de vegetais.

Na praça, tudo é reutilizado: da água dos banheiros, tratadas e utilizadas na irrigação de pequenas hortas (todas elevadas e isoladas do solo contaminado do antigo lixão), até os resíduos sólidos, transformados em brinquedos, instrumentos e enfeites em uma oficina mantida pelo Instituto Verdescola.

Foi esta, inclusive, a mensagem da atividade final, que provou que os resíduos da indústria gráfica, além de recicláveis, podem ser facilmente reutilizados para a confecção de novos objetos. Cadernos de papel reciclado foram distribuídos para os alunos juntamente com alguns resíduos da indústria gráfica, como folhas e linhas. Destes materiais, surgiram novos e criativos cadernos, com capas personalizadas pelas crianças.

Ao final do evento, a estudante Gabriela Rodrigues Souza, de 11 anos, já discorria com clareza sobre conceito dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). “O importante de reutilizar os materiais é que a gente deixa de jogar no lixo coisas que podem ser reaproveitadas”, disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário