quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Klabin integra pela primeira vez Relatório de Performance Ambiental do WWF

A Klabin integra pela primeira vez o Relatório de Performance Ambiental Environmental Paper Company Index, realizado anualmente pelo WWF. 

A empresa registrou um excelente desempenho na pesquisa, alcançando um índice de 74,5% de aproveitamento. 

O relatório avaliou o desempenho de 25 empresas do mundo todo do setor de celulose e papel.

A avaliação do WWF considerou aspectos como a influência da empresa sobre os ecossistemas florestais na extração de fibra, emissões de gases e poluição da água durante o processo produtivo e o Sistema de Gestão Ambiental. 

Reconhecida como uma das maiores organizações de conservação global, o WWF está presente em 100 países e conta com mais de 5 milhões de apoiadores.

Em 2012, aproximadamente 80% da matriz energética da Klabin teve como origem recursos naturais renováveis - licor preto, biomassa e energia hidráulica.


A empresa investiu na adoção de fontes limpas para a produção de energia, que gerou uma redução de 61% de Gases de Efeito Estufa (GEE), e diminuiu o consumo de óleo nos últimos cinco anos em aproximadamente 57.000 t/ano.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Arjowiggins defende a qualidade brasileira em evento de alto luxo


No dia 12 de novembro, na Casa Petra, em São Paulo, o Luxury Marketing Council (LMC), associação que reúne mundialmente diversas empresas que miram o segmento de luxo, realizou o painel “Os rumos do mercado no Brasil”. Moderado pela presidente do LMC, Vera Lopes, o evento contou com a participação de quatro grandes nichos: papéis especiais, automotivo, gastronômico e eventos

E a Arjowiggins marcou presença como uma das empresas que integram o LMC. Por meio da fabricante de papéis especiais, o mercado de luxo pode entender como a comunicação impressa, baseada em nobres celuloses, contribui para o desenvolvimento dos negócios e, de quebra, cria o elo entre convidado e anfitrião. “A Arjowiggins já atende o mercado de luxo, mas deseja cada vez mais propor soluções para este segmento. Por isso, associamo-nos ao LMC que agrega empresas de alto luxo no Brasil e em outros países. Assim, em conjunto com outras empresas, realizamos o painel para discutir o mercado  no Brasil, apontando como anda o atual momento e os caminhos que tende a seguir”, conta Hide Silva, gerente de backselling da Arjowiggins CreativePapers.


Farida Tir, gerente de marketing para a América Latina da Arjowiggins, foi a profissional escolhida para representar a empresa no palco que fora composto ainda pelo presidente da Volvo do Brasil, Paulo Solti; Cid Simão, sócio do restaurante The Bicchieri e pelo responsável da área de eventos da Casa Petra.


Na opinião de Faridi, o mercado de luxo tem muito espaço para crescimento no Brasil e há condições de amparar este fortalecimento por meio do uso de papéis especiais. “Temos muita coisa para aprender ainda. As grandes empresas, aquelas que estão focadas no segmento de luxo, também têm de pensar em uma comunicação elegante, com papel de alta qualidade e com criatividade. Não consigo imaginar uma apresentação que não respeite todos os critérios máximos de qualidade neste segmento. Por isso, por exemplo, os convites precisam necessariamente de papéis diferenciados, com alto poder de sedução”, disse a gerente de marketing para a América Latina da Arjowiggins.


Hide lembra que a Arjo, em paralelo à parceria com o LMC, fortaleceu suas ações estratégica: “Juntamente com nossos distribuidores, mostramos a  estes clientes que tudo que é feito lá fora pode ser muito bem produzido aqui no Brasil. Esperamos que as empresas brasileiras pensem também em valorizar seus produtos e serviços. Da nossa parte, mostraremos ao mercado de luxo que não é preciso importar materiais gráficos. No Brasil há papéis e impressão de primeira linha. No exterior muitos pensam que o Brasil não tem qualidade e isso, definitivamente, não é verdade. Quebraremos paradigmas.”

  

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Com patrocínio do Sindigraf-SP, cidade de Serra Azul (SP) terá primeira biblioteca

Com pouco mais de 11 mil moradores, a cidade de Serra Azul receberá no dia 14 de novembro, quando completa 86 anos, a primeira biblioteca que será fundada com o nome de Alda Eloísa da Silva, em homenagem a uma ex-coordenadora de ensino da cidade. 

A biblioteca ficará na Rua Capitão Reis.

Essa será a 16ª entrega feita pelo projeto Revitalização de Bibliotecas às cidades do interior paulista. 

Com patrocínio do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (Sindigraf-SP) e apoio da regional paulista da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf-SP), trata-se de uma iniciativa no âmbito do programa “São Paulo: um estado de leitores”, da secretaria estadual da Cultura.


Com investimentos de R$ 36 mil, a nova Bibioteca já nasce informatizada e com um acervo de mil títulos. 

A cerimônia de inauguração contará com apresentações culturais, homenagens, entrega de prêmios e a participação do prefeito de Serra Azul, Marcelo Afonso de Queiroz, do presidente do Sindigraf-SP, Fabio Arruda Mortara, do presidente da Abigraf-SP, Levi Ceregato; do vice-presidente da Abigraf-Ribeirão Preto, Edson Antônio Bianchi; do vice-presidente da Seccional Ribeirão do Sindigraf-SP, Fábio Sarje, e do vice-presidente da Abigraf-Bauru, José Ricardo Carrijo.

Sebrae-SP lança checkup online para avaliar empresas

O Sebrae-SP desenvolveu o programa “Checkup Empresas”. Por meio de um questionário online, o sistema permite que empreendedores de todo o estado façam uma autoavaliação de seu negócio gratuitamente. Após completar todas as respostas, o empresário recebe indicações de como melhorar a gestão do empreendimento.

“O ‘Checkup Empresa’ é uma forma rápida do empreendedor conhecer os problemas de seu negócio e buscar capacitação para solucioná-los”, explica Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

O “Checkup Empresa” funciona de maneira simples e é indicado para todos os ramos de atividade. Ao entrar na página, o empreendedor tem acesso a um questionário com perguntas sobre a situação da empresa nas áreas de gestão, finanças e mercado. Respondidas as questões, o sistema avalia os pontos fracos do negócio e lista uma série de soluções para os problemas identificados.

Ao apresentar a relação de itens que precisam ser melhorados no negócio, o “Checkup Empresa” informa ainda de que maneira o Sebrae-SP pode ajudar o empreendedor na capacitação e orientação para a solução dos pontos fracos.


“Com o resultado direcionado, o empreendedor tem a possibilidade de procurar conhecimento naquilo que ele realmente precisa melhorar. Isso otimiza o tempo de resposta entre identificação dos gargalos e a melhoria nos resultados”, completou Bruno Caetano. 

Heidelberg e Fujifilm unem forças em impressão de jato de tinta

A Heidelberg e a Fujifilm criam uma aliança destinada ao reforço de negócios existentes, além de estabelecerem uma plataforma para impulsionar novos negócios.

A aliança tem um foco especial em trazer produtos de última geração ao mercado de impressão digital. "Nosso objetivo é tornarmo-nos, também, um player global no mercado de aplicações de impressão digital. Na Fujifilm, encontramos um parceiro reconhecido internacionalmente, com grande capacidade inovadora em áreas voltadas para o futuro, como consumíveis e tecnologia de jato de tinta. Isto marca um avanço significativo em nossa estratégia corporativa", disse Gerold Linzbach, presidente da Heidelberg.

Ainda de acordo Linzbach, os recursos de pré-impressão da Fujifilm e suas tecnologias na área podem desenvolver e impulsionar o negócio existente. “Com a tecnologia de jato de tinta da Fujifilm, podemos aumentar a experiência em impressão digital adquirida através de outras parcerias e nos mover rapidamente para o segmento de alta performance. É nosso objetivo, tornarmo-nos, também, um competidor global no crescente mercado de aplicações de impressão digital. Juntamente com a Fujifilm, podemos atender às necessidades dos clientes de forma mais eficiente e rápida. Dentro de três anos, prevemos um potencial de vendas da Heidelberg no mercado digital de mais de € 200 milhões”, diz o presidente da Heidelberg.     

"A Fujifilm e a Heidelberg têm liderado a indústria gráfica em cada segmento especializado. A reputação da Heidelberg entre as gráficas do mundo é única”, disse Shigetaka Komori, presidente-executivo da FUJIFILM Corporation.


Ainda de acordo com Komori, a forte rede de clientes abre novas e importantes possibilidades para as tecnologias de jato de tinta de última geração. “Com a presença no mercado global da indústria de impressão da Heidelberg, podemos apresentar nossos produtos a novos grupos de clientes e aumentar o potencial deles. Com o conhecimento da Heidelberg em manufatura, seremos capazes de aumentar a inovação e o desenvolvimento de tecnologias que vão abrir novos caminhos na impressão digital. Nossa tecnologia de jato de tinta de última geração, alavancada pela JET PRESS 720, por exemplo, ganha um novo potencial", avalia Komori. 

Diretor geral do Facebook fala sobre publicidade

Leonardo Tristão, diretor geral do Facebook no Brasil, esteve no centro das atenções da 8ª edição do Electronic Lounge, evento da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) realizado recentemente na sede da entidade, em São Paulo. O Electronic Lounge tem como objetivo estreitar laços dos profissionais que atuam na indústria da comunicação com grandes nomes da publicidade digital nacional.

Com o tema “Facebook – Uma nova visão da comunicação”, Tristão apresentou a plataforma da maior rede social do mundo não apenas como um meio de interatividade entre as pessoas, mas também como uma identidade de consumidores baseada em suas buscas diárias: “As marcas estão em nosso dia a dia e representam nossas escolhas, por isso a publicidade está onde as pessoas estão presentes. No caso do Facebook, no feed de notícias. As pessoas estão dividindo suas vidas conosco e, consequentemente, suas escolhas”.

Tristão falou sobre as novas funcionalidades para a publicidade no Facebook e explicou sobre o recurso “Exchange”, que permite às marcas serem anunciadas às pessoas que recentemente procuraram produtos semelhantes aos seus: “A preocupação de nossa plataforma é fazer com que informações publicitárias cada vez mais relevantes cheguem ao feed de cada usuário”, afirmou o diretor geral do Facebook.


Com uma previsão sobre os caminhos da publicidade na rede social em que atua, ele foi categórico: “Nosso canal de comunicação certamente já é uma ferramenta de dispersão de informação. Com isso, se a publicidade utilizar o conteúdo de forma adequada, com as pessoas certas, na hora certa, as chances desta informação se tornar relevante entre os públicos é muito alta, o que potencializa os resultados das inserções publicitárias na web para as marcas”, explicou.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Produtos & Serviços...

Agfa investe na nova geração da chapa P970i

A chapa digital térmica P970 conta agora com a tecnologia exclusiva Agfa Flat Substrate. De acordo com a Agfa, a nova geração, denominada de P970i, proporciona uma superfície mais regular, excelente equilíbrio água/tinta, start up mais rápido, redução de até 30% do perfil de molha, melhor ancoragem do ponto e aumento da saturação de tinta, além de maior tiragem.
"A nova tecnologia ainda permite redução considerável do consumo de tinta; melhor definição da imagem e menor probabilidade de ocorrências de velatura. O resultado do Flat Substrate superou nossas expectativas, o que prolongou o ciclo de vida deste produto, permitindo continuidade na força e liderança que a tradicional chapa P970 tem no mercado", fala Luiz Antonio Mansi, gerente de Operations Care da Agfa para América Latina
Com produção 100% nacional desde 2006, na cidade de Suzano (SP), o produto possui a tríplice certificação ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

Caixa para ferramentas

A Cargobox Confort possibilita que o usuário trabalhe sentado sobre ela de maneira confortável, utilizando as ferramentas que ficam armazenadas em três gavetas.
Rodinhas com trava de alta resistência e puxador retrátil facilitam a movimentação durante o trabalho e o transporte.
Com capacidade para até 60kg (20kg por gaveta), a caixa é produzida em estrutura metálica resistente. O estofamento é com almofada em material de alta resistência e que garante o conforto do usuário.

Hotmelt Technomelt Cool Supra 100

A Henkel apresenta o adesivo hotmelt Technomelt Cool Supra 100 para a indústria de embalagem. Com temperatura de aplicação de 100°C, o lançamento, de acordo com a desenvolvedora, é o hotmelt com a temperatura de aplicação mais baixa de sua classe no mercado.
De acordo com a Henkel, os testes de produção, realizados por fabricantes de bens de consumo na Europa, demonstraram que a baixa temperatura de aplicação do Technomelt Cool Supra 100 reduz em até 50% o consumo de energia comparado aos hotmelts convencionais.
Um adicional oferecido pelo lançamento é a sua resistência ao calor e flexibilidade às temperaturas baixas, o que capacita seu uso tanto para aplicações a quente quanto a frio. A Henkel informa que a baixa temperatura de aplicação proporciona também a inicialização mais rápida do aplicador e o desgaste dos componentes da máquina é reduzido.

IBM inclui produtos da Apple em seu portfólio

Recente contrato assinado entre a IBM Brasil e a Apple permitirá à IBM vender diretamente os produtos iPad, iPod e Mac com um pacote de serviços de mobilidade mais competitivo.  A IBM Brasil é a primeira a ter esse modelo que une o portfólio de serviços e software da IBM aos equipamentos da Apple. Os produtos oferecidos podem ser adquiridos tanto no modelo tradicional de aquisição como através de leasing com o Banco IBM.
“Os dispositivos móveis estão mudando a forma como vivemos e trabalhamos e rapidamente se transformam em uma plataforma de negócios do mundo corporativo. Mais do que um canal para interação, os dispositivos geram maior colaboração entre funcionários, parceiros e clientes. Esse modelo visa facilitar a vida dos clientes e entregar os produtos totalmente prontos para serem usados pelas empresas”, diz Ricardo Zakaluk, gerente de serviços de mobilidade da IBM Brasil.

Web to print: AlphaGraphics Brasil elege Pressero e eDocBuilder

A Wheaton, IL. Aleyant Systems anunciou que a AlphaGraphics Brasil (www.alphagraphics.com.br) adotou as plataformas de web to print Pressero e eDocBuilder, que serão usadas em todas as suas 25 unidades.
“Procurávamos uma solução que fosse fácil para nossos franqueados usarem. Tínhamos algumas soluções de web to print sendo usadas pela rede, mas procurávamos uma maneira de unificar nossa oferta de forma a poder lidar com projetos B2B e B2C. A Pressero foi sem dúvida a melhor solução que encontramos, permitindo nosso centro corporativo e franqueados rapidamente personalizarem sites individualmente para cada cliente. E com a eDocBuilder, nossos franqueados e seus clientes podem facilmente criar e personalizar templates bem como produzir produtos com dados variáveis”, fala Rodrigo Abreu, que detém a licença master da AlphaGraphics no Brasil
Abreu aponta que se trata de uma solução extremamente robusta e testada a exaustão em nível internacional. “Temos diversos clientes internacionais e alguns deles já usam a Pressero, o que torna mais fácil seu trabalho conosco. Adicionalmente, a Pressero é compatível com HTML5, tornando mais fácil para nós desenvolver e integrar portais web to print para nossos clientes”, diz
Outro fator importante, de acordo com Abreu, foi o fato de que a Pressero possuir arquitetura aberta e integra-se com sistemas de terceiros, como transportadoras e sistemas de pagamento online.

Gomaq e as multifuncionais da Sharp

Dentro da gama de produtos da Gomaq, empresa especializada no mercado de tecnologia de impressão, há os produtos da Sharp com multifuncionais coloridas e monocromáticas.
A MX3110 é uma multifuncional a laser de alto desempenho com de LDC 10.1”, navegação na web com tela touch screen, impressão confidencial, impressão direta via USB, diagnósticos remotos, criptografia de dados e função Sharpdesk (para gerenciamento de documentos).
Conheça outros equipamentos no site www.gomaq.com.br; blog: www.gomaq.com.br/site/blog.

WorkCentre 5021

O equipamento é indicado para pequenas e médias empresas. A WorkCentre 5021 imprime até 20 páginas por minuto e tem uma capacidade de armazenamento de papel expansível até 850 folhas, proporcionando menor número de interrupção no trabalho.
Os usuários também podem utilizar a aplicação de impressão móvel, PrintBack, que permite imprimir a partir de qualquer dispositivo Android (Google) ou IOS (Apple).
"Simplicidade não é redimensionar ou reduzir o fluxo de trabalho, mas torná-lo mais fácil e produtivo. O design, a velocidade e o custo da WorkCentre 5021 permitem um gerenciamento de documentos mais fácil e amigável, reduzindo o tempo necessário para a execução dos trabalhos no escritório", diz Luís Henrique Alves, gerente de soluções de impressão da Xerox para ambiente de escritórios.

Franquia exclusiva para micro e pequenas empresas

A TOTVS criou uma franquia exclusiva para atender micro e pequenas empresas. A companhia tem uma diretoria voltada a esse público, com equipe própria de vendas e serviços. Essa estrutura agora migra para o formato de franquia.
Com a decisão, a TOTVS se aproxima ainda mais de seus clientes e fortalece sua presença nesse segmento, pilar estratégico para o crescimento da empresa desde sua fundação, nos anos 80.
Os produtos da Série 1 são voltados a micro e pequenas empresas, têm baixo custo de aquisição e de manutenção e são de rápida implantação.
Há três anos, eles são distribuídos por meio do programa Ponto de Venda TOTVS (PVT), uma rede de empreendedores credenciados e homologados para revenderem soluções da TOTVS a micro e pequenas empresas. Os produtos Série 1 atendem aos segmentos de varejo, serviços, manufatura, jurídico e saúde.
A franquia especializada funcionará em um escritório em Santana, na zona norte da capital paulista, e será comandada por Araquen Pagotto, que deixa a diretoria de small business da TOTVS. Formado em análise de sistemas, Araquen tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de softwares e sólida vivência no mercado de micro e pequenas empresas.

EFI agrega front-end Fiery para o fluxo de trabalho da Intec

A EFI e Intec Printing Solutions Limited anunciaram uma nova parceria, com o lançamento do front-end digital EFI Fiery para as impressoras da Intec.
Com base no recém-lançado Fiery XF Versão 5, o sistema será opcionalmente fornecido junto com a linha Intec de impressoras digitais coloridas, ampliando a já popular linha de sistemas de impressão Intec para oferecer aos usuários novos recursos de fluxo de trabalho novos e melhores, com melhorias na cor e na qualidade.
O front-end Fiery agiliza todo o processo de produção de impressão, desde a criação do trabalho até a impressão, por meio da verificação de impressão e da utilização de perfis de papel padrão.
"Estamos animados com a nova parceria com a EFI, que garante que a Intec possa continuar a evoluir em um setor de impressão que está sempre em mudança, nos mantendo na vanguarda da tecnologia. "Agora conseguimos oferecer aos nossos clientes um fluxo de trabalho de gerenciamento de cores e um RIP de alta velocidade flexível e dimensionável que é a solução perfeita para a nossa linha de soluções de impressão digital", afirma Ian Melville, diretor executivo da Intec Printing Solutions.
"Valorizamos nossa nova parceria com a Intec e a capacidade de levar aos clientes a precisão líder de mercado de cores Fiery, o desempenho de ponta e o resultado superior. Juntos, podemos oferecer produtos excepcionais e exclusivos para novos mercados e segmentos de mercado globalmente", fala Toby Weiss, vice-presidente sênior e gerente geral de produtos Fiery da EFI.

Plataforma online Intoo facilita o acesso ao crédito para pequena e média empresa

A Intoo (www.intoo.com.br), criada no início de 2013, foi fundada por um time que mistura ex-membros do mercado financeiro e profissionais do mundo da tecnologia. A empresa viabiliza o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas. Ao fazer isso, a startup ainda cria uma nova porta de clientes para os bancos e demais instituições financeiras.
"A Intoo nasceu da necessidade de facilitar o acesso das PMEs ao sistema financeiro. Essas empresas são o motor da economia, mas por problemas de informação, burocracia e falta de garantias possuem dificuldade para conseguirem crédito, seja para capital de giro, seja com a antecipação de recebíveis", diz Arthur Farache, diretor executivo da Intoo, ex-Citibank.
"Para os bancos, a Intoo funciona como uma ferramenta de business intelligence e de prospecção de novos clientes no perfil desejado, pois oferece inúmeros critérios de pesquisa. Essas informações ajudam o banco a qualificar melhor o cliente e a evitar inadimplência", afirma Bruno Oliveira Maggi, diretor da Intoo, advogado e mestre pela USP. Completa o time Luis Fernando Coutinho, ex-Santander com mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras.

Impulsão ao crescimento

Especialista em softwares para grandes formatos, a Caldera comemora sua participação na Fespa 2013, em Londres. No evento, a empresa estreou produtos e atualizações incluindo a solução específica para a web to print e a última versão do seu software de produção emblemático, o Flow+ 2.0.
"Estamos muito satisfeitos com a reação que recebemos na Fespa 2013, não apenas de nossas novas ofertas, mas também das já consagradas soluções de RIP e workflow. Foi uma feira de alta qualidade, com um alto calibre de visitantes, e o feedback que nós tivemos dos clientes atuais e potenciais tem sido extremamente positivo", disse Sébastien Hanssens, vice-presidente de marketing e comunicação da Caldera.
Outro destaque foi uma solução de sinalização digital, o Variable Display, projetado para ajudar fabricantes de sinalização e impressores a entrar na área de tecnologia de tela digital.