Os setores representados pela ABIMAQ não são intensivos na utilização de energia elétrica. De qualquer forma, a energia elétrica é o insumo que traz a maior carga de impostos, principalmente em função do alto ICMS que é cobrado.
Por isso, a ABIMAQ parabeniza o governo federal pelos esforços em tentar reduzir os custos da energia para o setor produtivo. Esta é mais uma clara sinalização por parte do governo no sentido de tentar reduzir os custos dos investimentos.
Para se ter uma ideia, a exacerbada carga de impostos na energia elétrica faz com que o Brasil tenha uma das energias mais caras do mundo. Um recente estudo elaborado pela ABIMAQ, que detalha os fatores que com põem o "Custo Brasil", comprova que o custo da nossa energia não é competitivo quando comparado com o custo da energia na Alemanha e nos Estados Unidos. O detalhe interessante é que a energia brasileira deveria ser a mais barata do mundo, pois sua base de geração é hidráulica, enquanto na Alemanha a base é nuclear, termelétricas, etc.., que torna o custo muito mais caro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário