Prestes a comemorar seu centenário de fundação, a Editora
Saraiva, presente no mercado editorial desde 1917, prepara uma grande mudança
em sua identidade visual. As divisões de conteúdo jurídico e universitário da
companhia terão novas marcas, mais leves e modernas. A alteração é a primeira
grande mudança de marca na companhia desde os anos 1970, quando a logo que
agora se despede foi adotada -- um livro aberto, estilizado, perfeito à época
para identificar tanto a Editora quanto a Livraria Saraiva, que hoje não faz
mais parte do grupo.
Desde a publicação da obra Casamento Civil, primeiro
livro da companhia, em 1917, ainda sob o nome de Livraria Acadêmica, muita
coisa mudou no que diz respeito à percepção da marca por parte de seu consumidor.
Em recente pesquisa para traçar um perfil de seus leitores de obras da área
jurídica, a Editora Saraiva descobriu-se uma lovemark. O conceito, desenvolvido
pelo publicitário Kevin Roberts, denomina marcas que reúnem características que
as fazem ser respeitadas e admiradas além de seus produtos: elas se tornam
queridas por seus públicos consumidores, estabelecendo com eles conexões
emocionais. “O resultado da pesquisa nos pegou de surpresa. Inicialmente, não
imaginávamos ter este tipo de ligação com os nossos leitores”, afirma Thiago
dos Reis, gerente de marketing da divisão de Ensino Superior, líder do processo
de pesquisa e repaginação da marca.
“Por outro lado, há tanto tempo que acompanhamos
estudantes universitários, prestadores de concurso e outros segmentos de
pessoas envolvidas com a aquisição de conhecimento, que tal percepção faz mesmo
sentido”, diz Reis.
O novo logo propõe uma nova reinterpretação para um dos
elementos que já estava presente no anterior, utilizado inclusive pela rede de
livrarias, em que o diagrama se refere a um livro aberto. Na nova versão o
elemento foi isolado e adaptado, aludindo à parte superior de um capelo (chapéu
de formatura), um dos símbolos do Ensino Superior. Essa nova estrutura será
utilizada para todas as linhas de produtos e serviços da Editora Saraiva,
incluindo os editoriais jurídicos e universitários (Saraiva JUR e Saraiva UNI),
editorial e soluções para aprovação em concursos (Saraiva Aprova) e soluções
educacionais.
Ao longo de 12 meses, a Numbr, empresa de marketing
estratégico parceira da Editora Saraiva nesse estudo, analisou mais de 17
milhões de pesquisas ao nome da editora nos principais sites de busca. Também
foram analisado mais de 780 mil perfis de usuários que interagiram com a
Saraiva em diferentes redes sociais.
“É gratificante perceber que o nosso público nutre
afeição pela Editora Saraiva. Muitas pessoas se referiram à companhia com
adjetivos como ‘amo’ e ‘adoro’. Os números apontados por esse estudo são
superiores à média de qualquer outra marca como a nossa e pela primeira vez a
editora recebe uma roupagem completamente nova de sua identidade visual,
alinhada a este conceito”, comenta Thiago dos Reis.
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