No ano em que celebra 10
anos, o Instituto International Paper tem grandes motivos para celebrar, e um deles
é o recorde de candidatos inscritos no curso da Escola Formare da IP neste ano.
O projeto, que é coordenado pelo Instituto IP, oferece um curso de capacitação
que promove o desenvolvimento de competências básicas e específicas requeridas
tanto para o mercado de trabalho quanto para o exercício de uma profissão.
Para serem elegíveis, os
jovens selecionados precisam ter concluído o Ensino Médio na rede pública e
receber uma renda familiar per capita de até um salário mínimo. O projeto
acontece nas unidades de Mogi Guaçu (SP), Três Lagoas (MS) e Luiz Antônio (SP) dentro
das fábricas da International Paper.
São oferecidas 50 vagas a
cada ano, e neste ano 546 estudantes se candidataram, num total de 10,92
candidatos para cada vaga oferecida. O curso tem duração de 10 meses e os
professores são os próprios profissionais da International Paper de cada
unidade, conhecidos como Educadores Voluntários (Ev´s). Estes profissionais se
dedicam a compartilhar conhecimento e reservam um tempo da agenda para a
elaboração de aulas para os alunos do programa voltado para a construção
pedagógica centrada no protagonismo dos alunos.
As aulas tiveram início no
mês de março e ao longo do ano os alunos terão aulas de disciplinas comuns ao
Ensino Médio, como matemática, física, química e inglês, além da formação
profissional que abrange disciplinas como comunicação e relacionamento,
organização industrial, manutenção eletromecânica, produção de celulose e
papel, e práticas profissionais que visam a atender as demandas práticas de
formação dos alunos.
“Os jovens aprendem a
elaborar e a executar projetos, que são apresentados às demais áreas da
empresa, e dão suporte à organização e divulgação de eventos do Instituto IP,
como campanhas de voluntariado, por exemplo. Oferecer a Escola Formare para a
comunidade onde atuamos faz parte do compromisso da International Paper com as
futuras gerações e da missão do Instituto em fomentar o desenvolvimento
educacional e socioambiental de crianças e adolescentes”, explica Gláucia
Faria, gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da International
Paper.
Os alunos também fazem parte
de um programa de tutoria que é exclusividade da International Paper, chamado
“Mire-se no exemplo”. Além dos
Educadores Voluntários, que ministram as aulas voluntariamente, cada aluno do
Formare também tem um “tutor” que o acompanha durante o projeto. Os tutores
fazem parte da liderança da IP, são supervisores, coordenadores, gerentes e
diretores, que estão dispostos a compartilhar a sua experiência profissional e
pessoal com o seu tutorado, a fim de que o aluno possa espelhar-se nos seus
bons exemplos.
O projeto Escola Formare é
uma franquia social desenvolvida pela Fundação Iochpe. O Instituto
International Paper promoveu o primeiro curso em 2010 e em sete anos de
formação, o projeto já impactou cerca de 280 jovens e suas famílias. Ao final
da capacitação, os alunos recebem um diploma reconhecido pelo Ministério da
Educação e emitido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O Instituto International
Paper celebra 10 anos de existência neste ano, e além da Escola Formare, atua
em projetos próprios ou desenvolvidos por parceiros, focados em educação
ambiental. O objetivo é fomentar o desenvolvimento, educacional e
socioambiental com foco em crianças e adolescentes. Em 2016, mais de 28 mil
pessoas foram impactadas com seus projetos e os investimentos nas ações de
responsabilidade social corporativa chegou a R$ 1,2 milhão.
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