quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Arcus Indústria Gráfica, de Santa Catarina, moderniza e amplia seu parque gráfico com Heidelberg

Fundada em agosto de 1988 no Extremo Oeste de Santa Catarina, a Tipografia Arco Íris, empresa familiar comandada pela família Barozzi, tinha como objetivo entrar no mercado gráfico regional, produzindo impressos com qualidade e rapidez. Como a maioria das empresas do ramo, o início foi extremamente difícil, pois na época a empresa se resumia em uma pequena tipografia com pouca estrutura. Em fevereiro de 1996, os diretores optaram por abrir uma filial da empresa em São Miguel do Oeste, que foi denominada Arco Iris Gráfica & Editora Ltda.

Em 2002 a Arco Iris mudou para Arcus Indústria Gráfica Ltda, que representava um novo posicionamento. Com o lema, "É preciso mudar para fazer a diferença, porque só as melhores evoluem”, em 2005 a Arcus instalou uma moderna gráfica na cidade de Chapecó, Santa Catarina, com foco em crescimento e inovação.

Um dos segredos foi a adaptação da empresa às novas exigências do mercado. Segundo Cidnei Luiz Barozzi, diretor administrativo, a Arcus iniciou um processo de reposicionamento: “Somos uma empresa de soluções e não apenas uma gráfica. Em nossa carteira de clientes aplicamos B2B especialmente para empresas de porte maior, as que utilizam embalagens,  editorial e agências de publicidade”, diz.

Para Cidnei, o grande motivador da Arcus é a união familiar: “Nossa família é muito unida e participa das decisões e do dia a dia da gráfica, e essa união se faz sentir no ambiente da empresa. Além disso, temos uma outra “família” muito maior: nossa equipe. Os colaboradores da Arcus formam um grupo altamente profissional e realmente ‘vestem a camisa’ para atender melhor o cliente”. Para o diretor da Arcus, equipamentos modernos e harmonia da equipe é que fazem o sucesso da Arcus. 

A Arcus adquiriu recentemente equipamentos de impressão e acabamento que vieram se juntar a outros equipamentos Heidelberg da empresa e, segundo o diretor Cidnei, já estão sentindo uma maior produtividade e, consequentemente, um grande aumento na força de vendas. “Realizamos uma pesquisa de mercado que nos mostrou que os investimentos aumentariam nossa produtividade, garantido maior rapidez nos prazo de entrega. 

A familia Barozzi que comanda a gráfica: Ervino, Teresinha, Daiane, Elizandra, Marlusa e Cidnei

Pesquisamos fornecedores de equipamentos a nível mundial, e quem nos mostrou que poderia nos atender em todas as áreas foi a Heidelberg. Nossa empresa trabalha com três divisões: editorial, promocional e embalagens, e estes novos equipamentos nos trouxeram maior facilidade no setor editorial e promocional. O que nos impressiona nos equipamentos Heidelberg são as inovações tecnológicas, onde a integração consegue maior produtividade e a qualidade assegurada no produto final. Para se ter uma ideia, antes de adquirir a nova impressora nossa grade de produção era de no mínimo uma semana, hoje não passa de 48 horas“, comemora.


Sobre a compra da impressora CD 102, Alexandre Machado, gerente comercial da Heidelberg, esclarece que, a Arcus estava procurando um equipamento semi-novo no mercado. “Porém após ver o desempenho da Speedmaster CD 102-5+L, uma das impressoras offset mais vendidas mundialmente pela Heidelberg, acabou mudando os planos. A diretoria da gráfica optou por investir em um equipamento novo, contando com o fato de que a CD 102 tem produtividade comprovada para atender os trabalhos promocionais, editoriais e também de cartonagem, imprimindo substratos que variam de 0,03 até 1,00 mm de espessura“, garante Machado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário