O Congresso Internacional de
Tecnologia Gráfica vai tratar do tema "Cross-midia, pré-midia e
convergência de tecnologias", com o especialista Clóvis Pires Castanho. O
evento é uma parceria entre APS Feiras e ABTG (Associação Brasileira de
Tecnologia Gráfica) e ocorre no dia 24 de agosto, em São Paulo.
O objetivo da palestra, de
acordo com Castanho "é trazer um panorama do ambiente de Cross/Pré-mídia
inserido no contexto das novas tecnologias (de maneira mais ampla que apenas
analisar as tecnologias de produção específicas) abrindo o pensamento para
diversas frentes que afetam o negócio da comunicação em geral. Não há receitas
de bolo para os negócios atuais e futuros, só sabemos com certeza que as
incertezas são parte integrante de qualquer negócio".
"A palestra tem por
objetivo provocar o pensamento crítico dos presentes no entendimento de como
podem reagir e levar seus negócios ao menos para os caminhos mais evidentes
quanto às oportunidades". Para o especialista, "poder ouvir as
orientações e opiniões de profissionais renomados e com ampla experiência
sempre ajuda a nos trazer visões novas ao negócio e a refrescar nossos
pensamentos estratégicos", explica Castanho.
Castanho considera que o
impresso é parte integrante das interações que temos com a informação. Porém,
ressalta: "Como tudo, o impresso precisa se adaptar para sobreviver.
Ninguém nem nada sobrevive no ambiente competitivo dos negócios de maneira
isolada. E sim! O impresso é parte fundamental de campanhas publicitárias...
quando elas são pensadas para ter o impresso integrado de forma fundamental.
Quando não há inteligência integrada aos esforços publicitários se relega o
sucesso de uma campanha à sorte (cada vez mais rara num ambiente tão
competitivo) ou ao fracasso".
Dentro disso, é preciso
considerar o valor de um relevante elemento impresso: a embalagem: "Uma
embalagem (ou similar à embalagem) é mais um dos pontos essenciais para a
consolidação de um produto na preferência de compra de um cliente. Se esquecer
deste elemento pode significar a perda da percepção de valor por parte dos
consumidores e, consequentemente, a perda destes mesmos clientes para outra
marca mais atrativa e ciosa de suas embalagens e de como estas interagem nos
esforços de criar satisfação e interesse pela marca".
O palestrante do Congresso
da ABTG reforça que, como tudo na vida, o planejamento ajuda a minimizar os
erros e aumentar as chances de acertos. "Mas não nos enganemos: o
planejamento sozinho não garante o sucesso nem os lucros. Existem mais
elementos envolvidos no sucesso de uma ação ou de uma ação de comunicação.
Elementos como criatividade, ousadia, diferenciação, análise estatística,
tecnologia e uso correto de meios de tocar o cliente são alguns dos pontos que
fazem toda diferença quando falamos de um mundo competitivo em todas as esferas
como o que nós vivemos hoje e viveremos amanhã".
De acordo com Clóvis,
"O impresso não é velho nem obsoleto, assim como os meios eletrônicos não
trazem por si o segredo do sucesso na venda de um conceito. A boa comunicação
sim. A comunicação adequada explica, traz segurança, cria empatia e simpatia
além de criar desejos de consumo, de fazer parte de algo maior, com um universo
maior de pessoas que se identificam com aquele produto ou serviço. O impresso
como parte de uma comunicação bem feita auxilia na consolidação da boa mensagem
e, consequentemente, ajuda a comunicação on-line a atingir seus objetivos
mútuos: vender um produto ou um serviço".
Castanho é COO da Arizona,
empresa que atua pré-media e soluções para Marketing, com clientes no Brasil e
América Latina. Foi presidente da Marabu Tintas América do Sul, diretor de
venda na Océ e diretor de marketing na Xerox. Foi professor na Escola Senai
Theobaldo De Nigris e gerente na ABTG. É graduado pela Universidade São Judas,
com pós graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialização
pelo Collège Ahuntsic, Canadá.
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