No último dia 20, o
Sindicato das Indústrias Gráficas de Goiás (Sigego) e a Heidelberg promoveram,
em Goiânia, uma série de palestras onde os especialistas Arno Buss e Philipp
Fries, da Heidelberg, proferiram palestras com empresários gráficos do Estado
sobre os seguintes temas: Tendências no mercado gráfico mundial e Evolução
tecnológica e Inovações – Smart Print Shop 4.0.
Para Antonio Almeida,
presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Goiás (Sigego),
presidente da Abigraf GO e vice presidente da Federação das
Industrias do Estado de Goiás (Fieg), que promoveu a palestra com a Heidelberg,
foi muito importante esse encontro. “O empresário gráfico, em sua maioria, é um
ex-funcionário que empreendeu e hoje tem sua própria empresa. Palestras como
essa, com especialistas falando sobre as perspectivas do mercado gráfico
mundial e brasileiro trazem alento, ele compreende que a crise pode – e deve –
ser superada com ações e iniciativas que visam modernizar e alavancar a
empresa. Percebi que muitos empresários gráficos que assistiram as palestras
ficaram bastante motivados a esquecer um pouco a crise e pensar mais nas
maneiras de superá-la a fim de tornar sua empresa mais lucrativa e moderna.
Recomendo a todos os sindicatos do Brasil que promovam esse tipo de evento, ele
motiva muito o gráfico para que saia de seu casulo e procure encontrar soluções
para sua empresa”, explica o presidente do Sigego.
Dirigido aos gráficos de
Goiás, o evento contou com a participação de empresários de pequeno, médio e
grande porte, que foram unânimes em afirmar que iniciativas desse tipo são
positivas e trazem uma nova visão sobre os mercados internacionais e o
brasileiro, uma nova forma de ver a atual crise econômica que estamos
atravessando e refletir sobre as maneiras de deixar para trás a visão
pessimista e pensar em superar e vencer este momento com uma empresa mais competitiva,
com uma gestão mais eficiente e o foco em produtividade e lucratividade.
Para Adriano Oliveira,
engenheiro de produção da Gráfica Amazonas e Editora, essa iniciativa foi muito
importante: “numa região um pouco carente de tecnologia como Goiás, eventos
como esse propiciam ao empresário do Estado uma visão global do mercado
gráfico”. Ele explica que o tema abordado por Philipp Fries, da Heidelberg,
trouxe uma segurança e um alento aos participantes. “Ele nos mostrou um
panorama da crise pela qual passaram diversos países e explicou que, com
criatividade e tecnologia, esses momentos difíceis foram ultrapassados.
Conversei com empresários que estiveram no evento e a reação deles foi
parecida, temos de pensar mais a longo prazo e investir e modernizar nosso
parque gráfico pois, desta forma, teremos condições de sair da crise pela qual
passa toda a economia do país, em especial o mercado gráfico”, afirma Adriano.
Leopoldo Moreira,
proprietário da Gráfica e Editora Formato, diretor financeiro do Sindicato da
Indústria Gráfica do Estado de Goiás (Sigego), conselheiro da Abigraf Nacional
e diretor da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), também vê como
muito positivas iniciativas como essa. “É uma grande oportunidade de
estreitamento da relação fornecedor/cliente, que traz benefícios para ambos os
lados. Da nossa parte, como empresário gráfico, é o momento de tomar
conhecimento da evolução do mercado mundial e brasileiro. Podemos dirimir
dúvidas sobre qual é o melhor aproveitamento do equipamento, trocar
experiências, saber para qual caminho está evoluindo esse mercado, enfim, nos
ajuda muito no momento de tomar decisões cruciais que todo empresário precisa
tomar a fim de manter sua empresa atualizada e competitiva”.
Arno Buss, gerente de vendas
consumíveis da Heidelberg, um dos palestrantes, afirma que essa aproximação com
o público regional é muito bem-vinda. “A troca de experiências atualiza quem
vai nos assistir sobre novidades e tendências do mercado mundial e brasileiro
e, para nós, é uma grande oportunidade de nos colocarmos em contato com a
realidade vivida pelo empresário local e saber seus anseios e necessidades,
estreitando a parceria que sempre foi tradicional entre a Heidelberg e seus
clientes, estejam eles onde estiverem”, finaliza Arno Buss.
Nenhum comentário:
Postar um comentário