terça-feira, 6 de agosto de 2013

Editora do Brasil completa 70 anos

A Editora do Brasil foi fundada em 1943, com o compromisso de oferecer livros de qualidade para a educação. Um dos fundadores, o médico Carlos Costa, autor de livros de Química e Biologia, acreditava que era possível construir uma sociedade melhor, desenvolvendo livros para atender todas as classes, com preços justos e conteúdo de qualidade.

Já nos anos 1970, a Editora do Brasil alcança todo o território nacional e consolida-se no mercado editorial, com mais de 200 milhões de exemplares vendidos e uma produção de cerca de 1 milhão de livros por mês.

Com a primeira modificação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1971, foram ampliadas as responsabilidades do governo federal sobre a educação.
O investimento no ensino público e os programas realizados pela Fundação de Assistência ao Estudante (FAE) aumentaram as compras governamentais, colocando a Editora do Brasil numa posição de liderança.

Grandes autores foram lançados pela Editora do Brasil, como Mária Glória Dominguez, Nye Ribeiro, Regina Seguimoto e Regina Rennó. Coleções como As Letrinhas Fazem a Festa, de Celme Farias Mederios, Brincando Com, de Joanita Souza, Praticando Matemática, de Álvaro Andrini, tornaram-se clássicos e formaram gerações inteiras.

No século XXI, a Editora do Brasil entra no ramo digital e passa a produzir conteúdos interativos, como jogos eletrônicos, infográficos animados e outros objetos multimídia, que estimulem o aprendizado de crianças e jovens da atualidade.

Empresa 100% nacional, a Editora do Brasil é sócio fundadora da Câmara Brasileira do Livro (CBL), do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), da Associação Brasileira dos Editores de Livros (Abrelivros).

Hoje, ao completar 70 anos, configura-se como referência nacional em conteúdo educacional, voltados à Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, em todas as disciplinas do currículo.

Várias de suas coleções integram o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ou seja, foram selecionadas pelo MEC para serem adotadas pelas escolas públicas do Brasil. Seu catálogo de literatura conta com mais de 250 livros de literatura infantil e juvenil. Uma história marcada pelo compromisso com a excelência na produção de materiais didáticos, que contribuam para a formação de cidadãos críticos e participativos.


Atualmente, a Editora do Brasil é administrada por Maria Apparecida Cavalcante Costa e pelos filhos, Áurea Regina Cavalcante Costa, diretora superintendente e Carlos Fernando Cavalcante Costa, vice-presidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário