segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Suzano Papel e Celulose inicia colheita de madeira para suprir a nova unidade Imperatriz

Ao todo, já são 45 colaboradores em operação nos municípios de Vila Nova dos Martírios e São Francisco do Brejão (MA)

A Suzano Papel e Celulose acaba de iniciar a colheita de madeira para suprir a nova Unidade Imperatriz. Ao todo, já são 45 colaboradores atuando em campo nos municípios de Vila Nova dos Martírios e São Francisco do Brejão (MA) na operação de 15 máquinas – 10 Harvesters e 5 Forwarders.

Parte do eucalipto que está sendo colhido será encaminhado à Unidade Industrial, onde ficará no pátio de madeira até o início das operações, previsto para o quarto trimestre deste ano, e outra parte ficará no próprio campo para transporte posterior à fábrica. No início da operação da fábrica, serão 44 equipamentos de colheita movimentando 300 mil m3 de madeira por mês.

“Todos os colaboradores envolvidos no processo foram formados pelo Programa de Formação de Operadores de Máquinas Florestais no Maranhão”, reforça Julio Ohlson, diretor da Unidade Florestal do Maranhão. Ao todo, serão treinados 200 alunos na modalidade operação de máquinas de colheita e 40 em abastecimento (operação das máquinas do pátio de madeira), e serão contratados 140 e 26 operadores para cada modalidade, respectivamente.

A base florestal do projeto será composta por aproximadamente 70% de plantios próprios e de 30% de plantios de eucalipto do Programa Vale Florestar e de outros produtores locais na forma de parcerias florestais. Serão necessários 167 mil hectares plantados para atender a fábrica. Os investimentos florestais previstos são de cerca de US$ 575 milhões.

Com o início da operação previsto para o quarto trimestre deste ano, a fábrica terá capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose de eucalipto, volume que será direcionado, prioritariamente, para abastecer os mercados europeu e norte-americano. O investimento industrial estimado é de US$ 2,3 bilhões.

Treinamento

No último dia 26/07, foi realizada no município de Açailândia a 3° Formatura do Programa de Formação de Operadores de Máquinas Florestais e de Abastecimento. Na ocasião, foram certificados mais 45 novos operadores de máquinas florestais. Ao todo, já são 113 alunos formados na modalidade. Há ainda em treinamento 87 operadores de máquinas florestais e 40 de máquinas de abastecimento de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário