quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Henkel apresenta forte desempenho no 2º trimestre de 2013

No período, as vendas da Henkel aumentaram 1,9% para 4.286 bilhões de euros, com lucro operacional ajustado de 8,2% para 660 milhões de euros. A margem EBIT ajustada teve um aumento de 0,9 ponto percentual

A participação das vendas dos mercados emergentes cresceu substancialmente, atingindo 45% pela primeira vez. As vendas nominais na região da América Latina aumentaram 4,7% atingindo 282 milhões de euros e as vendas orgânicas cresceram 7,8%, com contribuições substanciais das subsidiárias do Brasil e do México.

No segundo trimestre, as vendas globais da Henkel atingiram 4.286 bilhões de euros, com acréscimo de 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas orgânicas, que excluem o impacto do câmbio e aquisições/desinvestimentos, aumentaram 4%.

Desconsiderando “one-time” ganhos/perdas e custos de reestruturação do período, o lucro operacional ajustado aumentou em 8,2%, de 609 milhões de euros para 660 milhões de euros, com a contribuição dos três setores de negócios. O lucro operacional (EBIT) foi de 607 milhões de euros, comparado aos 583 milhões de euros do segundo trimestre de 2012.

O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) demonstrou um forte aumento de 0,9 ponto percentual, alcançando 15,4%. O retorno informado sobre as vendas atingiu 14,2% em comparação a 13,9 % no mesmo trimestre do ano anterior.

O lucro por ação preferencial (EPS) aumentou de 0,91 euros para 0,96 euros. O valor ajustado foi de 1,07 euros, comparado a 0,96 euros no segundo trimestre de 2012.

De modo geral, o crescimento das vendas foi novamente conduzido pelos mercados emergentes da Europa Oriental, África/Oriente Médio, América Latina e Ásia (exceto Japão). 

Nominalmente, as vendas nos países emergentes aumentaram 6,2% para 1,943 bilhão de euros no segundo trimestre. O crescimento orgânico foi de 8,9% com contribuição dos três setores de negócios. A participação das vendas atribuível aos mercados emergentes aumentou de 43% no mesmo trimestre do ano anterior para 45%.

A região da América Latina registrou um aumento das vendas nominais de 4,7% para 282 milhões de euros. As vendas orgânicas cresceram 7,8%, com contribuições substanciais das subsidiárias do Brasil e do México. Nominalmente, as vendas na região da América do Norte diminuíram em 0,7%, para 760 milhões de euros.

Em um ambiente de mercado altamente competitivo, as vendas da Henkel na região da 
Europa Ocidental foram de 1,423 bilhão de euros, alcançando praticamente o mesmo nível do trimestre do ano anterior.  Na região da Europa Oriental as vendas aumentaram nominalmente 3,7%, para 799 milhões de euros. 

A expansão na região da África/Oriente Médio continuou a ser afetada pela instabilidade política e social em alguns países. Independente disso, as vendas nominais aumentaram 10,3% para 307 milhões de euros.

Na região da Ásia-Pacifico, as vendas cresceram nominalmente 2,9% para 675 milhões de euros e, organicamente, as vendas aumentaram 6%. O desempenho das vendas nos mercados emergentes asiáticos foi sólido, especialmente na China, mas no entanto, houve diminuição das vendas no Japão.

“Apesar do ambiente de mercado altamente desafiador, a Henkel alcançou um forte resultado no segundo trimestre. Aumentamos significativamente tanto as vendas como os lucros, com a contribuição dos nossos três setores de negócios. Nosso retorno ajustado sobre as vendas alcançou, pela primeira vez, 15,4%”, afirma o CEO global da Henkel, Kasper Rorsted. “Embora todas as regiões tenham relatado lucros, novamente os nossos mercados emergentes tiveram uma importante contribuição. A participação das vendas dos mercados emergentes cresceu substancialmente, alcançando pela primeira vez 45%.”
Sobre a segunda metade do ano, Rorsted comenta que “esperamos que o ambiente econômico em geral permaneça difícil, portanto, aumentaremos ainda mais a nossa competitividade e continuaremos a adaptar, simplificar e acelerar os nossos processos a fim de responder com maior flexibilidade e eficiência à volatilidade do ambiente de mercado em que atuamos".

A Henkel espera gerar um crescimento orgânico de vendas entre 3% e 5% no exercício fiscal de 2013.  A companhia está confiante de que todos os setores de negócios crescerão nesta proporção.

A empresa confirma sua meta de obter um retorno ajustado sobre as vendas (EBIT) de aproximadamente 14,5% (2012: 14,1%) e assume que todos os setores de negócios contribuirão para o crescimento em relação ao ano anterior.

A Henkel espera ainda um aumento no lucro ajustado por ação preferencial de cerca de 10% (2012: 3,70 euros).

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