segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Leitura é fundamental para desenvolver ser humano

A leitura, assim como a escrita, é fundamental para o desenvolvimento das capacidades do ser humano. Por meio dela, o cidadão participa da sociedade, melhora seu nível educacional, conhece outros valores  culturais, tem acesso ao conhecimento e à herança cultural da humanidade.

O livro ainda constitui um instrumento importante em projetos de educação para a cidadania, pois pode abordar assuntos como saúde, meio ambiente, trânsito e trabalho de forma clara e prazerosa.

O acesso de todo cidadão ao livro e à leitura é o objetivo principal do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país. O PNLL implanta e moderniza bibliotecas, concede bolsas e prêmios literários a escritores e cria Pontos de Leitura. Estes últimos são iniciativas e projetos de incentivo à leitura em vários locais, como bibliotecas comunitárias, hospitais, sindicatos, presídios e associações comunitárias.

Cidadãos com deficiência têm o acesso à leitura facilitado pela coedição, por parte do PNLL, de livros em braile, livros digitais e audiolivros. Campanhas de doação de livros e feiras literárias também são promovidas, além da distribuição de livros a alunos nas escolas e a outros segmentos da população em cestas básicas, estádios e ginásios, por exemplo.

Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com projetos nas áreas de livro, leitura, literatura e bibliotecas. Essa participação pode ser facilitada, por exemplo, por editais e concursos do governo, além de políticas de fomento à cultura e de leis de incentivo em estados e municípios.

O PNLL é desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Ministério da Educação (MEC). As ações são realizadas pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e pela Coordenadoria Geral de Livro e Leitura (CGLL). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário