terça-feira, 16 de maio de 2017

Cartão BNDES passa a financiar serviços de editoração de livros

Cartão já financiava impressão e compra de papel e passa a apoiar itens como revisão, tradução, projeto gráfico, diagramação e conversão para digital. Apoio ao formato digital pode trazer de volta ao mercado obras esgotadas. Novos negócios, bibliotecas digitais e serviços de streaming são esperados

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a inclusão de serviços de editoração de livros nos formatos impresso e digital, destinados à publicação, como itens passíveis de financiamento por meio do Cartão BNDES.

Com a inclusão, o Banco amplia o apoio do Cartão BNDES ao setor editorial. Atualmente já são financiadas a impressão de livros e a aquisição de papel destinado à produção de livros. Dessa forma, o BNDES complementa a lista dos itens financiáveis, que representam custos relevantes na cadeia produtiva do livro.

Entre os novos itens financiáveis estão revisão e preparação de texto, incluindo tradução; projeto gráfico e arte, incluindo capas e ilustrações; diagramação e paginação, incluindo etapas de pré-impressão; conversão de conteúdo para formato digital; e serviços de catalogação.

Além de fortalecer o setor editorial, o apoio do Cartão BNDES pode oferecer a oportunidade de trazer para o mercado, em formato digital, um conjunto de obras que, atualmente, encontram-se esgotadas em formato impresso.

Além disso, permitirá o fomento de novos negócios, tais como bibliotecas digitais e serviços de streaming (arquivos de áudio e vídeo disponibilizados na internet), agregando mais valor à cadeia do livro.

Com base na pesquisa de produção e vendas do setor editorial brasileiro, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP (FIPE/USP), o BNDES estima um potencial de contratação dos serviços a serem apoiados pelo Cartão BNDES de cerca de R$ 52 milhões ao ano.

Condições

As empresas que desejarem se credenciar como fornecedores desses serviços no portal de operações do Cartão BNDES deverão atender a alguns critérios, tais como: ter dois anos de constituição comprovada (CNPJ); possuir site próprio; e comprovar serviços prestados a pelo menos três empresas.


Os fornecedores devem ainda ser cadastrados na Receita Federal em CNAEs que os credencie a prestar serviços de edição de livros; edição integrada à impressão (de livros, jornais, revistas ou outras publicações); pré-impressão; tradução, interpretação, revisão e similares; e atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores. Não estão passíveis de credenciamento agências de publicidade, comunicação e web design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário