A experiência de consumo
evoluiu ao longo das décadas e compreender o público é essencial para os
anunciantes. Para oferecer uma visão mais holística para o mercado, a Kantar apresenta
o K-Trends, que em sua primeira edição explora como os consumidores da nova
geração se relacionam com as marcas.
De acordo com dados da
Kantar IBOPE Media, hoje, 50% dos brasileiros têm acesso a pelo menos três
telas. Em 2012, eram 15%. Nesse contexto de saturação de informação, consumir
produtos ou mídia se transforma em algo muito maior do que um investimento
financeiro ou de atenção. Trata-se de uma transação complexa, que engloba
valores e crenças de uma nova geração que se envolve de forma muito mais íntima
com campanhas e marcas.
Outra pesquisa da Kantar
Futures apontou que 74% dos entrevistados se sentem livres para moldar a suas
identidades e se transformar no que quiserem, o que indica um interesse pela
quebra de padrões, que vão desde o enfrentamento de tabus até uma busca mais
intensa por bem-estar e qualidade de vida.
Para impactar esse público é
importante apostar em diferenciação e inovação, que são fatores chave de
sucesso. Para isso, as marcas têm que estar com os ouvidos bem abertos para
escutar o que o consumidor tem a dizer e se adaptar de acordo com as
necessidades expressadas por ele.“Nas campanhas publicitárias isso pode
significar buscar uma conexão com causas e propósitos. Nas lojas, sejam elas
físicas ou online, é preciso simplificar o processo de compra, o que pode ser
obtido com um sortimento adequado e destaque para itens que facilitem o dia a
dia”, analisa Christine Pereira, Kantar Brazil Commercial Leader.
As projeções da Kantar
Worldpanel, em parceria com o IBOPE DTM, mostram que o consumo de produtos em
2017 deverá ter uma pequena recuperação, crescendo 1,7% em relação a 2016. A
mesma tendência foi notada no levantamento de percepção dos brasileiros sobre o
país, realizado pela Kantar TNS: os índices de otimismo dos brasileiros
sofreram uma forte queda nos últimos dois anos e agora retornam timidamente aos
patamares de 2014.
As principais oportunidades
estão entre o público mais maduro, acima dos 50 anos, e em lares menores, com
até dois moradores. Os produtos das categorias “premium acessível”, que se
diferenciam levemente dos produtos mais básicos – como é o caso do sabonete em
barra com benefício ou do azeite em comparação com o óleo – também oferecem grandes
chances de crescimento. O benefício econômico do atacarejo manterá sua
importância, com projeção de crescimento a duplo dígito para este ano.
Para mais informações do
K-Trends, acesse o site Kantar Brasil Insights em br.kantar.com
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