segunda-feira, 15 de maio de 2017

Setor gráfico paranaense apoia ações de combate à corrupção


Ciente de sua importância no cenário nacional, o setor gráfico paranaense vem se envolvendo com ações voltadas ao combate à corrupção.  Um exemplo é a aproximação do Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Abigraf-PR) com o Observatório Social do Brasil, associação voltada a ajudar a melhorar a eficiência da gestão pública.

Depois de ter aberto espaço em sua sede para a apresentação do Observatório Social a membros do setor gráfico, o Sigep/Abigraf-PR apoiou institucionalmente o 1º Congresso do Pacto pelo Brasil – Calamidades X Eficiência da Gestão Pública, realizado de 8 a 11 de maio, no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba. Organizado pelo Observatório Social do Brasil, o evento teve objetivo de mostrar que as calamidades na gestão pública podem ser superadas com uso de instrumentos de controle, ferramentas de gestão profissional, transparência e participação do cidadão.

O evento, com quase mil participantes, foi recheado de palestrantes de peso, como o juiz federal Sergio Moro; o procurador da República, Deltan Dallagnol; Bruno Brandão, da Transparência Internacional; Reynaldo Goto, do Pacto Global ONU, entre outros. Foram cerca de 20 palestras, abordando calamidades e exemplos de boas gestões em prefeituras, câmaras de vereadores e  órgãos de controle. Também foram abordados os fatores que favorecem a corrupção nestes segmentos e o impacto na qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão.

O presidente do Sigep, Abilio Santana, disse que o sindicato está apoiando as ações do Observatório Social do Brasil porque se trata de uma voz de todos os brasileiros. “Estamos em um momento de passar o país a limpo. Está mais do que na hora de acabarmos com a corrupção, fortalecermos nossas entidades e trabalharmos para a melhoria contínua da economia. Isso vai se refletir em mais empregos, mais renda para as pessoas e mais avanços em todos o setores econômicos e sociais. Por isso, e até por sermos um sindicato ativo dentro da Fiep, fizemos questão de apoiar e de participar ativamente, com a presença de vários empresários do setor gráfico”.

Santana também apoiou o evento por meio de sua empresa, a Hellograf. Todo o material impresso, como folders, crachás, pastas, adesivos e blocos de anotação foi doado pela empresa para o evento. “É uma forma de fazermos a nossa parte para ajudar o Observatório Social, que funciona por meio de parcerias, a desenvolver o seu importante trabalho de combate a corrupção”.

Juiz federal Sergio Moro foi um dos palestrantes

O congresso também compartilhou as boas práticas para inspirar o fortalecimento dos sistemas de compliance no setor privado e mostrar que as empresas, inclusive as pequenas e as médias, também devem atuar na prevenção e no monitoramento dos riscos de corrupção dentro da própria organização.


O presidente do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas, explicou que a falta de gestão de qualidade assola centenas de municípios. “Só nos dois primeiros meses deste ano, a cada dia, duas prefeituras decretaram estado de calamidade financeira porque falta planejamento, eficiência na gestão, transparência e controle”, afirmou.  “E se nós, através dos diversos mecanismos de controle disponibilizados pelo Observatório Social do Brasil, pudermos contribuir para a eficiência da gestão pública e a correta aplicação dos recursos, vamos mudar a história do Brasil, mais rápido do que imaginamos. Por isso, o momento é de união”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário