Confirmando o que já era esperado, a drupa 2012 estimulou a retomada dos investimentos na indústria gráfica em todo o mundo. Na Alemanha e nos mercados asiáticos – com destaque para Japão e China – as vendas permaneceram elevadas ou apresentaram crescimentos significativos.
Os mercados emergentes da América do Sul, especialmente o Brasil, mantiveram os bons resultados que vinham apresentando nos últimos trimestres. A evolução dos EUA também foi muito satisfatória – em número de pedidos, o país ficou em terceiro lugar entre os mercados individuais. França, Rússia e Oriente Médio também registraram aumento no volume de vendas.
Durante os 14 dias de evento, a Heidelberg registrou quase 2.000 pedidos de clientes de mais de 80 países. Destes, cerca de 550 correspondem a impressoras offset planas. “Este volume é equivalente à metade de toda a produção de unidades de impressão realizada no ano fiscal que se encerrou em março. Muitas gráficas aproveitaram o momento para renovar seu parque gráfico, visando atender às novas exigências do mercado", afirmou Bernhard Schreier, CEO da Heidelberg.
Os 60 lançamentos e inovações apresentados pela Heidelberg obtiveram grande sucesso de vendas, sendo responsáveis por mais de um terço dos pedidos.
A nova linha Speedmaster SX foi um grande destaque, com quase 500 unidades de impressão vendidas, demonstrando que a estratégia de transferir a alta tecnologia dos modelos Speedmaster XL para a consagrada plataforma da Speedmaster SM atingiu perfeitamente as necessidades do mercado.
Além disso, o lançamento da Speedmaster XL 106 representa um novo ícone em impressão no formato 70x100 cm. Foi o equipamento mais vendido em toda a exposição, especialmente com máquinas longas para impressão comercial e modelos com tecnologia UV, voltados para o mercado de embalagens.
A tecnologia Anicolor, antes disponível para máquinas de pequenos formatos, foi lançada com sucesso na nova Speedmaster XL 75 e conquistou muitos clientes. Houve grande procura por soluções na área de acabamento, como a nova Stitchmaster ST 500, a dobradeira Stahlfolder TH 82 e a coladeira Eurobind Pro, além dos equipamentos para a área de embalagens, como as máquinas de corte e vinco Varimatrix e Dymatrix e a dobradeira-coladeira Diana X 115.
As impressoras digitais da linha Linoprint da Heidelberg encantaram e convenceram os clientes devido ao alto nível de integração a fluxos de trabalho em offset e a possibilidade de impressões híbridas através do novo Prinect Digital Print Manager. O número de equipamentos comercializados durante a feira superou a quantidade total registrada ao longo de todo o ano de 2011.
Com mais de 100 soluções de integração vendidas, os softwares da linha Prinect da Heidelberg consagram-se como padrão da indústria gráfica e são considerados líderes de mercado.
As soluções nas áreas de serviços e consumíveis também ganharam evidência, demonstrando o alto valor agregado que conferem aos equipamentos e ao produto final. Os principais destaques foram a linha Saphira ECO, que foi ampliada para a drupa, e novos pacotes de serviços específicos para diferentes modelos de gráficas.
Outro marco na participação da Heidelberg na Drupa 2012 foi a celebração de importantes contratos para iniciar a fabricação de impressoras de grandes formatos, como a Speedmaster XL 145 e a Speedmaster XL 162, muito populares entre os clientes que produzem embalagens e empresas que trabalham com o conceito de web-to-print.
"A Drupa, mais uma vez, demonstrou claramente a sua importância como o maior encontro da indústria gráfica. Nossas expectativas foram superadas. Agora podemos olhar para o futuro com otimismo", finalizou Schreier.
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